Terça-feira, 11 de junho de 2019 - 11h36
MRS Logística e Novelis fecham contrato para expandir serviços logísticos
Acordo prevê, além da atividade de transporte, a construção de um ramal ferroviário e um terminal em Pindamonhangaba

A MRS Logística e a Novelis América do Sul assinaram um contrato com duração de cinco anos para transporte ferroviário de contêineres com garantias de volume e atendimento, aspecto até então considerado inédito para o transporte via ferrovia. A previsão é de que sejam transportadas bobinas de alumínio laminado e produtos recicláveis do metal.

Segundo o gerente Comercial de Industrializados e Granéis da MRS Logística, Rodrigo Napoleão, trata-se de um contrato bastante significativo para a empresa e uma quebra de paradigma. “Pela primeira vez, fechamos um contrato para o transporte de contêineres que prevê a construção de um ramal ferroviário conectando a planta do cliente diretamente à ferrovia, com cinco anos de duração e de forma que nos assegura volume por todo esse período. Além desses diferenciais, é uma conquista, também, por aumentar, obviamente, nosso volume em carga geral”, diz.

O acordo faz parte do projeto de expansão da fábrica da Novelis no Brasil, localizada no município de Pindamonhangaba (SP). Com um investimento de R$ 650 milhões, a estratégia prevê um aumento anual da capacidade de produção de chapas de alumínio de 100 mil toneladas e a de reciclagem de 60 mil t. Com a ampliação, a unidade fabril passará a ter capacidade produtiva total por ano de 680 mil t e de 450 mil para reciclagem do metal.

O aumento da capacidade produtiva será suportado por outras melhorias na infraestrutura do sistema logístico da empresa. As ações já estão previstas. Será construído, por exemplo, um terminal exclusivo para conectar a unidade de Pindamonhangaba à linha da MRS, que atende três portos – Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Rio de Janeiro. Prevista para ser concluída no fim de setembro deste ano, a construção do terminal ferroviário, que será operado pela Novelis, diversificará os modais de transporte e oferecerá uma alternativa mais sustentável. Com o projeto, a fabricante poderá reduzir em até 73% suas emissões de CO2 no transporte de seus produtos em comparação ao transporte rodoviário.

O diretor de Suprimentos da Novelis América do Sul, Felipe Santos, reforça dizendo que o contrato junto à MRS Logística para a construção do terminal ferroviário, no maior centro de reciclagem e laminação de alumínio, diversifica a atuação da empresa nos modais de transporte e de logística, além de ser uma alternativa mais sustentável e eficiente para os clientes.