Quarta-feira, 12 de junho de 2019 - 12h24
Friovale Logística investe quase R$ 20 milhões em expansão
Aporte foi aplicado no centro de distribuição da empresa na cidade paulista de Olímpia

A Friovale Logística investiu aproximadamente R$ 20 milhões nos últimos meses na expansão de seu centro de distribuição localizado na cidade de Olímpia (SP). Com as intervenções, a estrutura passou a contar com quase 15 mil m² de área construída, dedicada à armazenagem de cargas secas, climatizadas, resfriadas, congeladas e supergeladas.

Em dezembro do ano passado, o operador logístico inaugurou duas novas câmaras reversíveis, que podem trabalhar tanto com produtos resfriados quanto congelados, com controle de temperatura e de umidade a base de amônia, totalizando 2.800 m² para armazenagem em sistema porta-paletes.

No mês de abril deste ano foi concluída a construção de outra câmara climatizada, de 2 mil m² para empilhamento livre de cargas, com controle de temperatura e umidade utilizando água na sua base principal e gás refrigerante. Já a terceira expansão está em fase de conclusão e será entregue no final deste mês de junho. Trata-se de uma área de 1.400 m² para cargas secas, com empilhamento livre e sistema drive-in, totalizando 16 mil posições-palete.

De acordo com Adauto Franco, diretor de Logística da Friovale, os investimentos foram realizados para atender o crescimento das operações dos clientes atuais da empresa, mas também visando novos clientes. “Investimos em estruturas de primeira linha, com equipamentos de refrigeração de ponta e de movimentação ultramodernos, empilhadeiras elétricas, pé direito de 10 metros, gerador, iluminação em LED e piso de alta resistência com isolamento e painéis em poliisocianurato (PIR), que extingue totalmente a chama em caso de incêndio e custa praticamente 20% a mais que o poliuretano (PUR)”, conta o executivo.

Divulgação
Divulgação

Franco destaca que ainda existe muito espaço para crescer em Olímpia, já que o CD da Friovale está situado em um terreno de mais de 220 mil m². “Oferecemos armazenagem de qualidade que vai desde temperaturas positivas até -42°C no túnel de congelamento. Além disso, contamos com outro CD localizado na cidade de Catanduva (SP), para cargas secas, de 8 mil m², com cerca de 11 mil posições-palete”, completa.

Para controlar suas operações, a Friovale conta com o ERP da Totvs, totalmente em nuvem, que fornece total segurança no controle do estoque de cada cliente. A empresa também desenvolveu, em conjunto com a softhouse Agility, uma solução chamada SaveControl, que monitora todos os detalhes de sua estrutura. “O sistema registra tudo o que está acontecendo, qualquer oscilação de temperatura, quanto cada motor está rendendo e gastando, por exemplo, analisa todo o sistema elétrico e guarda as informações, criando um banco de dados com todo o histórico das operações. Dessa maneira, eu tenho controle de tudo em tempo real, de qualquer lugar que eu estiver, pelo celular”, diz Franco.

Segundo ele, em um ano de utilização da solução a Friovalelog já conseguiu economizar de 10 a 20% em energia elétrica. “Isso é muito importante, porque energia é um dos maiores custos para as empresas do nosso segmento. Toda essa inovação tem como objetivo prover serviços de qualidade taylor made para o cliente de pequeno e de grande porte. Para a Friovale não importa o tamanho da empresa, mas sim o grau de satisfação que o produto ofertará.”

Recentemente o operador logístico estruturou também um departamento próprio de Transportes, focado em oferecer uma solução logística completa para seus clientes. “O objetivo é complementar o trabalho que nós já desenvolvemos. Detectamos que nossos clientes tinham uma deficiência muito grande de transporte, então hoje nós temos clientes para os quais fazemos somente armazenagem, outros para os quais transportamos e para outros nós realizamos as duas operações, utilizando veículos agregados exclusivos”, finaliza Franco, revelando que, para o final deste ano ou início do ano que vem, expandir a atuação para a Grande São Paulo está no radar da Friovale.