Sexta-feira, 14 de junho de 2019 - 11h24
Maior caminhão autônomo da Komatsu entra em operação no Canadá
Veículo atua no setor de mineração e tem capacidade para transportar 400 toneladas

A Komatsu colocou em operação no Canadá o 980E-4AT, seu maior caminhão autônomo. O veículo tem capacidade para movimentar 400 toneladas e foi concebido após a aprovação dos testes da série 930E – equipamento com capacidade para 320 t. Dotado de sistema hidráulico simples e sistema de propulsão da GE, o caminhão, aplicado no setor de mineração, possui eficiência de consumo combustível, devido à otimização da turboalimentação de dois estágios e do motor com tecnologia Komatsu de 3500 cavalos de potência.

Divulgação
Divulgação

“A introdução dos caminhões autônomos Komatsu 980E no ambiente Autonomous Haulage System (AHS) é uma realidade graças ao envolvimento da marca com nossos clientes e parceiros de distribuição. Eles são a razão principal pela qual os sistemas autônomos Komatsu estão presentes na maioria das minas distribuídas pelo mundo e transportando ampla variedade de materiais”, afirma o gerente geral da Divisão de Caminhões de Mineração da Komatsu America, Dan Funcannon.

Ainda segundo o executivo, à medida que a demanda por sistemas autônomos cresce, a Komatsu aprimora esforços, favorecendo o trabalho nas minas de modo mais seguro, maximizando a produção e reduzindo os custos operacionais.

A aplicação do veículo no Canadá conta com o apoio da SMS Equipment – distribuidor autorizado dos produtos Komatsu –, responsável por oferecer soluções tecnológicas para a indústria de mineração, trabalhando próximo aos clientes OEM para implantar e desenvolver tecnologias como o transporte autônomo.