Quarta-feira, 19 de junho de 2019 - 11h04
TegUp abre inscrições para seu programa de desenvolvimento de soluções
Este ano, aceleradora da Tegma propõe oito desafios específicos para as startups

A TegUp, aceleradora de startups da Tegma Gestão Logística, inicia o terceiro ciclo de seu programa para identificar e apoiar empresas desenvolvedoras de soluções para as áreas de transportes e logística. A nova etapa traz uma inovação em relação aos dois anteriores: neste ano, foram definidos oito desafios específicos. Isso significa que as startups candidatas devem apresentar soluções voltadas às situações descritas.

Os temas foram sugeridos por colaboradores e clientes da Tegma, com os quais as startups poderão manter contato durante o programa de aceleração. Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever até o próximo dia 14 de julho.

O primeiro desafio proposto é o desenvolvimento de uma ferramenta que possibilite a consulta de multas dos veículos. Além de identificar as multas em nome da transportadora, a solução deve gerar boletos de pagamento de forma automatizada.

Os demais desafios são otimização de inventário de estoque, aprimoramento do processo de separação de pedidos B2C, melhoria no processo de identificação de lacre dos veículos, controle de pressão para cintas de amarração de cargas, monitoramento da altura e peso das cargas para evitar eventuais excessos e otimização da separação de materiais e movimentação de paletes em armazéns.

O oitavo se refere a um assistente para roteirização da frota conforme a carga transportada. As ferramentas desenvolvidas devem ter como objetivo o aumento da produtividade e a eficiência desses processos.

Após as soluções serem inscritas, as etapas seguintes incluem um pitch day de apresentação, conexão startup e sponsor do desafio, desenvolvimento do piloto e demo day, quando as selecionadas apresentarão suas soluções. As startups participantes poderão ter relação comercial com a Tegma, se tornarem parceiras estratégicas ou até mesmo receber aporte financeiro a título de investimento.

As informações e o processo de inscrição estão disponíveis aqui.