Quinta-feira, 4 de julho de 2019 - 11h51
Pollux oferece robôs móveis autônomos ao mercado nacional
Equipamentos estão disponíveis tanto para compra quanto para locação

A empresa brasileira de automação Pollux disponibiliza no mercado nacional os robôs móveis autônomos (AMRs, na sigla em inglês para autonomous mobile robots) da companhia dinamarquesa Mir. De acordo com a própria Pollux, os AMRs consistem em uma evolução dos automated guided vehicles (AGVs), uma nova geração de equipamentos inteligentes e colaborativos para logística 4.0.

Os AMRs apresentam capacidades de carga que vão de 100 kg até 1 tonelada e não demandam nenhuma alteração na infraestrutura da área em que vão atuar para realizar suas rotas. Durante seu percurso, o robô desvia de qualquer obstáculo ou pessoa encontrada no caminho e refaz sua rota da maneira mais inteligente.

A rota pode ser definida utilizando um notebook, tablet ou até mesmo um celular, por meio de uma interface intuitiva e amigável. Além disso, o AMR sabe quando precisa ser recarregado e vai até a estação de carregamento automaticamente.

Os modelos disponíveis são o Mir 100, com capacidade para até 100 kg. Altamente flexível e compacto, ele apresenta dimensões de 89 x 58 centímetros e se adapta facilmente a corredores estreitos. O Mir 200 apresenta as mesmas dimensões, mas possui capacidade para até 200 kg de carga. Ele é indicado para a movimentação interna de peças, embalagens, caixas pequenas e outros materiais necessários para o abastecimento de linhas.

Divulgação
Divulgação

Com capacidade para 500 kg, o Mir 500 foi desenvolvido especialmente para a movimentação de paletes e cargas pesadas. Com dimensões de 1,35 m x 92 cm, o veículo é mais potente e robusto. Por fim, o Mir 1000 segue o mesmo padrão de potência e robustez, com as mesmas dimensões, mas é ainda mais poderoso, pois transporta até 1 t de carga.

Para que a tecnologia esteja ao alcance de qualquer empresa do mercado brasileiro, a Pollux oferece, além da possibilidade de aquisição dos equipamentos, flexibilidade comercial com o modelo de locação. Nele, a Pollux fica responsável por toda a engenharia, manutenção, partes e peças e suporte aos AMRs. A empresa oferece ainda o Software Pollux, que integra e gerencia produção, armazenagem e a movimentação dos equipamentos.

Clique aqui para assistir a um vídeo que mostra o funcionamento dos equipamentos.