Sexta-feira, 5 de julho de 2019 - 16h29
Coopercarga é reconhecida por investimentos em inovação
Cooperativa é destaque em prêmio do Valor Econômico

A Coopercarga foi reconhecida entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil e ficou com a quarta colocação no setor de transportes e logística do anuário Valor Inovação Brasil, do Valor Econômico. A premiação, que aconteceu no dia 2 de julho, tem como base uma pesquisa conduzida pela consultoria Strategy& em conjunto com o Valor Econômico e com o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

A cooperativa subiu uma posição em relação ao prêmio de 2018, quando participou pela primeira vez, já que o segmento de transportes e logística foi uma das novas categorias incluídas no anuário do ano passado. Na premiação deste ano, a Coopercarga esteve representada pelo head de Digital Business, Denny Mews, pelo diretor de Operações, Marcio França, e pelo desenvolvedor Lon Way Chao.

Mews, França e Chao durante a premiação. Crédito: Divulgação
Mews, França e Chao durante a premiação. Crédito: Divulgação

O mais recente investimento da cooperativa em inovação ocorreu no início deste ano, com a criação do Coopercarga Innovation Center, que fica dentro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, para desenvolver soluções tecnológicas focadas no aumento de produtividade para a cadeia logística. “As ações visionárias da Coopercarga aliadas ao trabalho desenvolvido estão gerando bons resultados, e o reconhecimento nacional é a confirmação de tudo isso”, afirma Mews.

“Um dos focos da Coopercarga é a inovação, e nós estamos afinados com esse assunto”, declara o presidente da cooperativa, Osni Roman. “O investimento no Innovation Center está sendo um dos diferencias, porque ele atua na criação de soluções para a área logística. Queremos estar na vanguarda da inovação na gestão de negócios. Também atuamos fortemente com inovação fechada, que contempla o público interno, a fim de sincronizar toda a equipe e operar de forma estratégica, obtendo os melhores resultados”, destaca Osni.

Além de contar com o Innovation Center, a Coopercarga está conectada com startups com foco em inteligência artificial, machine learning e big data. A cooperativa ainda possui parcerias com redes de inovação presentes em Santa Catarina e inseridas no contexto comunitário, apoiando o município de Concórdia, onde a matriz está localizada.

Quanto à inovação fechada, o Programa Criativação, que teve sua primeira edição no ano passado, tem por objetivo registrar, desenvolver e premiar as ideias dos colaboradores da Coopercarga para o desenvolvimento de soluções capazes de resolver problemas processuais, além de estimular o potencial criativo em todos os níveis hierárquicos.