Quarta-feira, 17 de julho de 2019 - 11h31
Librelato fomenta projeto de inovação junto a universidade
Projeto visa o desenvolvimento de soluções reais para determinados modelos da marca

A Librelato realizou, neste mês de julho, a primeira edição do projeto Carreta do Futuro. A ação aconteceu com o apoio da Faculdade Satc, de Criciúma (SC), e teve como meta lançar um desafio para que jovens acadêmicos tivessem a oportunidade de propor soluções reais de inovação para determinados modelos já existentes no portfólio da marca.

A iniciativa contou, também, com o auxílio técnico e o direcionamento de engenheiros da Librelato. “Estamos potencializando oportunidades ao criar um ambiente de inovação ao nosso redor, sempre com uma visão de futuro e mantendo sinergia de ideias para manter a engrenagem do desenvolvimento da empresa. Com ações desse tipo, teremos muito mais velocidade de inovação na Librelato”, afirma o CEO, José Carlos Sprícigo.

Ao todo, seis equipes foram inscritas no desafio, cada grupo com dois professores orientadores. Segundo o engenheiro de Vendas da Librelato, Willians Zanolli, o desafio trouxe a apresentação de novas ideias que somaram-se aos projetos de desenvolvimento na companhia em busca da carreta do futuro. “Nossa ideia foi aproximar alunos de universidades à empresa e fomentar um projeto de inovação junto à instituição de ensino, que envolvesse grupos multidisciplinares como acadêmicos da engenharia mecânica e design gráfico. A ideia era de não bloquear sugestões, e sim fomentá-las, incentivando uma troca de argumentos e diferentes pontos de vista, mesmo vindas de pessoas não ligadas ao segmento de transportes. O objetivo é mostrar que a inovação deve ser desenvolvida em conjunto e também valorizar os diferentes talentos de nossa região”, comenta.

Para sair do campo das ideias e torná-las viáveis em termos de produção, a Librelato abriu as portas da fábrica para que os alunos conhecessem toda a infraestrutura técnica e ferramental, por exemplo. Além disso, o projeto passou por uma fase de pré-banca com orientação de engenheiros da Librelato e apoio integral da empresa até a apresentação final das ideias. A partir de agora, o corpo diretivo da Librelato irá avaliar as ideias apresentadas pelo grupo vencedor e eleger uma equipe multidisciplinar para trabalhar em seu desenvolvimento.

Foram anunciados três grupos finalistas que receberam prêmios em dinheiro, oportunidade de estágios e sorteio de quatro passagens aéreas para a Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontecerá em outubro deste ano, em São Paulo.