Terça-feira, 30 de julho de 2019 - 15h37
Wilson Sons participa de operação especial em Paranaguá
Trabalhos envolveram a chegada de dois guindastes com 115 metros de altura e 1.500 toneladas cada

Duas empresas do Grupo Wilson Sons participaram ontem, dia 29 de julho, de uma complexa operação no Porto de Paranaguá (PR). A Wilson Sons Rebocadores e a Wilson Sons Agência auxiliaram o navio Zhen Hua 26, da empresa chinesa ZPMC, na entrega de dois guindastes super post panamax ship to shore (STS), com altura de 115 metros e 1.500 toneladas cada.

A operação durou cerca de quatro horas e teve o apoio dos rebocadores CNL Rubi, Hadar e WS Scorpius, que atuam nos portos de Paranaguá e Antonina. As embarcações realizaram a escolta do navio durante o percurso de 16 milhas náuticas (correspondentes a 29 km) até o cais de atracação em Paranaguá. “São equipamentos de grandes dimensões, que necessitam de atenção especial em todo o processo de transporte, carga e descarga”, explica Sergio Forigo, coordenador de Operações da Wilson Sons Rebocadores no Paraná.

Divulgação
Divulgação

A empresa de agenciamento marítimo do grupo ficou responsável por toda a documentação do navio. “O nosso trabalho começou, na verdade, há quase três meses, desde o início de maio. Acompanhamos todo o processo, com o levantamento de custos dessa escala, alinhamento com as autoridades locais, fornecendo informações e servindo de interface para a ZPMC no Brasil”, explica Adriano Cunha, coordenador da Wilson Sons Agência Marítima em Paranaguá.

Essa foi a segunda operação com carga de grandes dimensões da qual a Wilson Sons participou no porto paranaense. O grupo possui grande experiência nesse tipo de trabalho, tendo prestado serviços semelhantes nos portos de Pecém (CE), Suape (PE), Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Santos e Rio Grande (RS).