Terça-feira, 6 de agosto de 2019 - 11h12
ElloX Digital chega ao mercado com plataforma voltada ao comércio exterior
Ferramenta promete desburocratizar processos e proporcionar mais agilidade

A ElloX Digital desenvolveu uma plataforma que permite consultar dezenas de opções de frete marítimo em tempo real, contratar a melhor rota e realizar toda a gestão dos processos logístico sem a necessidade de e-mails ou planilhas. O objetivo é desburocratizar o comércio exterior e proporcionar mais agilidade aos processos das empresas exportadoras e importadoras brasileiras.

Segundo o CEO da ElloX Digital, Lucas Moreno, a novidade entrega benefícios em um único ambiente, como contratação do despacho aduaneiro, fluxo de documentação, orçamento do frete e aquisição de serviços adicionais, como seguros.

Os planos são ambiciosos. Sem revelar prazos, Moreno anuncia que a meta é agregar à plataforma as verticais de transporte rodoviário e aéreo. Além disso, o objetivo é consolidar a ferramenta em toda a América Latina, começando por Argentina e Colômbia e, depois, chegar ao México e Estados Unidos.

A companhia chega suportada pela receita advinda da parceria com a RBS Global Logistics Services, empresa especializada em soluções logísticas e despacho aduaneiro, cujos clientes também utilizam a plataforma da ElloX. Somados, esses usuários podem movimentar inicialmente cerca de 200 processos aduaneiros por mês, com o objetivo de atingir mil processos mensais até dezembro de 2019. Além do Porto de Santos (SP), a ElloX já está liberando cargas dos portos de Paranaguá (PR), Itaqui (MA), Salvador e Vitória.

“O principal objetivo da plataforma é funcionar como um site de busca de serviços onde a empresa poderá encontrar as melhores opções de frete marítimo, independente do armador, fazer a reserva, incluir o processo de despacho aduaneiro e depois gerenciar toda a documentação e processos necessários para exportação. Queremos oferecer uma experiência única, totalmente digital, num segmento que é bastante tradicional, porém, analógico”, afirma Moreno.

O executivo explica que a ideia do negócio surgiu ao acompanhar as dificuldades enfrentadas pelas empresas que dependem do segmento de logística de cargas. “Quem quer importar ou exportar precisa contratar serviços de fornecedores diversos, todo o processo é bastante offline e demorado. A cotação do frete marítimo, por exemplo, leva em torno de quatro dias e exige que a empresa inicie as negociações com seu agente de carga, ou diretamente com os armadores, que nem sempre atendem satisfatoriamente os pequenos e médios exportadores e importadores”, explica.

Moreno garante que na ElloX Digital as ações podem ser feitas em menos de um minuto, tanto por um grande exportador ou importador quanto por um pequeno ou médio, equalizando as oportunidades. Vale lembrar que a empresa já disponibiliza aos usuários de sua plataforma o frete dos principais armadores do mercado que oferecem transporte dos portos do Brasil para destinos em diferentes partes do mundo.

A ElloX Digital também contempla em seu plano a atuação internacional junto a companhias que possuem negócios de importação para o Brasil. “Um fabricante de pneus na China pode usar a ferramenta para comprar o frete marítimo, contratar o despachante para liberar a carga no porto e também o transportador para entregar os pneus no seu destino final”, exemplifica.

A companhia iniciou sua operação com os serviços relacionados ao transporte marítimo, da contratação de serviços relacionados ao frete à gestão digital de processos e documentação. Contudo, a empresa anuncia que nasceu com a ambição de incluir na plataforma processos envolvendo fretes aéreo e rodoviários. “Nós temos um plano bem definido que contempla toda a cadeia logística, de maneira agnóstica, que nasce na coleta por caminhões dos produtos ou matéria-prima nas fábricas, passa pelos portos ou terminais aéreos de carga, e que tem como destino o mercado internacional. Essa experiência única inclui o acompanhamento do transporte em tempo real em apenas uma plataforma, consolidando toda a cadeia em apenas um mapa, serviço que hoje pode ser oferecido individualmente por alguns armadores ou transportadoras independentes, o que exige, novamente, que a gestão do processo seja feita em diversos navegadores ou sites diferentes”, pontua Moreno.