Sexta-feira, 9 de agosto de 2019 - 10h53
Lachmann investe R$ 2,5 mi e inaugura duas câmaras frias e uma antecâmara
Estruturas estão localizadas no terminal da empresa em São Bernardo do Campo; iniciativa marca a entrada da companhia na operação de produtos com temperatura controlada

A Lachmann Terminais inaugurou ontem, dia 8 de agosto, em seu terminal alfandegado localizado em São Bernardo do Campo (SP), duas câmaras frias – uma refrigerada e uma climatizada – e uma antecâmara. As estruturas, que demandaram R$ 2,5 milhões em investimentos, marcam a entrada da empresa na movimentação de produtos com temperatura controlada. Neste primeiro momento, a região da Grande São Paulo e o interior do estado serão atendidos pelos novos ativos.

O diretor de Operações de Terminais da Lachmann, Alan Lear, conta que a companhia entra no setor com o objetivo de agregar valor e trazer um diferencial às operações do terminal, além de apostar num mercado que apresenta crescimento de 46% nos últimos cinco anos. As projeções são otimistas. “Após um ano, nossa expectativa é de que os produtos com temperatura controlada representem entre 40% e 45% do faturamento deste terminal em São Bernardo do Campo”, calcula. Vale lembrar que a unidade do ABCD paulista movimentava apenas cargas secas antes da inauguração.

Divulgação
Divulgação

As duas câmaras frias e a antecâmara ocupam uma área total de 750 m², possuem 5 metros de pé direito e disponibilizam 510 posições-palete para a estocagem de produtos farmacêuticos, cosméticos e do segmento de healthcare. Apenas a antecâmara, utilizada na movimentação dos itens, tem uma área total de 75 m², com 380 m³, temperatura entre 15ºC e 30ºC e 18 posições-palete blocadas. O local conta com área de armazenamento temporário, divida entre recebimento, conferência e expedição.

A câmara refrigerada ocupa uma área total de 253 m², com metragem cúbica de 1.267 e temperatura variando entre 2ºC e 8ºC. Ao todo, são 228 posições-palete e serviços de recebimento, conferência, quarentena, não-conformes, interditados e expedição. Já a câmara climatizada possui 1.496 m³, numa área total de 299 m² e possui 282 posições-palete. Nesse ponto são realizadas as atividades de conferência, quarentena, não-conformes, interditados e expedição.

Lear conta que quatro funcionários dedicados atuam nas movimentações e um dos diferenciais das estruturas fica por conta da implementação do sistema Sitrad Pro. A tecnologia automatizada permite, por exemplo, regular e monitorar as temperaturas, além de registrá-las em diferentes pontos das câmaras 24 horas por dia.

O gerente Comercial de Terminais Alfandegados da Lachmann, Alessandro Meneghetti, completa dizendo que a aplicação de uma empilhadeira com configuração para operar em ambientes com temperatura controlada e a obtenção de licenças específicas para cada tipo de produto também fazem parte do pacote de investimentos.

As câmaras frias e a antecâmara reforçam, agora, as operações realizadas no complexo instalado em São Bernardo do Campo, que possui uma área total de 32 mil m², sendo 12 mil m² de área coberta, e pátio de 20.100 m², com capacidade para 350 TEUs. De acordo com Meneghetti, a companhia já estuda a concepção de uma terceira câmara. “Dependemos da demanda do mercado, mas a estrutura projetada tem 300 m² e 280 posições-palete”, resume.