Segunda-feira, 12 de agosto de 2019 - 11h25
Brint implanta estação de trabalho para separação de pedidos em CD da Unimed
Denominada Smart Pick Station, solução movimenta caixas e itens de até 35 kg

A Brint Intralogistics Solutions, empresa brasileira que atua na integração de soluções e equipamentos, colocou em operação, no centro de distribuição da Unimed em Belo Horizonte, a Smart Pick Station Brint, uma estação de trabalho de alta performance para apoiar a separação de pedidos em CDs.

O posto de trabalho utiliza o conceito “goods to man”, em que os produtos são levados até os operadores, maximizando a produtividade. Vale lembrar que o sistema movimenta caixas e itens de até 35 kg. A Unimed conta com um hospital próprio na capital mineira e utiliza o CD para estocar insumos e medicamentos.

Divulgação
Divulgação

A estação, projetada e fabricada pela Brint, também organiza a retirada de pedidos nas posições corretas graças a displays de luz (picking by light) que indicam as próximas etapas do processo. Com o auxílio de um software de gestão de armazéns, os pedidos que percorrem a linha de separação passam por um leitor que realiza a captura dos códigos de barras, identificando quais caixas de pedidos devem ir para as estações Smart Pick Station e, assim, realizar a coleta dos itens. O software realiza um balanceamento entre as estações e os pedidos, alocando até seis simultaneamente em cada estação.

Nesse processo, o WMS solicita ao sistema de um armazém vertical, onde os produtos estão estocados, que disponibilize e retire as caixas, levando-as a todas as estações que estão solicitando o determinado produto. A cada item pego e colocado na caixa correspondente, o operador pressiona um botão luminoso do sistema picking by light e a caixa automaticamente é inserida na linha expressa de separação.

A performance da Smart Pick Station Brint fica entre 300 a 750 linhas por hora em operação contínua. Além disso, a empresa promete ampliar a qualidade da operação em até 98% ao diminuir os erros de processo.