Sexta-feira, 16 de agosto de 2019 - 11h38
BX Logistics Healthcare inicia operação para a Profarma Specialty no Norte e Nordeste
Operador logístico aplica modal aérea para a realização de 300 entregas por mês

A BX Logistics Healthcare, unidade de negócios em logística para o setor de saúde do Grupo BX, fechou um acordo para realizar o transporte de medicamentos oncológicos para a Profarma Specialty, uma joint venture criada com a associação estratégica entre a Profarma e a AmerisourceBergen.

Divulgação
Divulgação

A Profarma Specialty movimenta cerca de 10 mil medicamentos oncológicos de alta complexidade por mês, sendo ao todo 260 tipos de medicamentos envolvidos na operação. A BX Logistics Healthcare realiza, agora, a operação de entrega dos medicamentos para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, partindo do Espírito Santo e de Goiás, com um volume em torno de 300 entregas por mês. Os produtos exigem controle de temperatura entre 2º C a 8ºC e, por essa razão, o modal aéreo é o utilizado para garantir a rapidez no transporte da carga de alto valor agregado, preservando a integralidade e a funcionalidade do medicamento.

“Interligamos a nossa torre de controle à nova torre de controle da Profarma Specialty para permitir alta integração dos processos de rastreamento de ambas as empresas”, detalha o diretor da BX Logistics Healthcare, Mauro Henrique Pereira.

O executivo conta que a BX passou a utilizar o sistema de rastreamento da própria Profarma Specialty e houve uma adaptação dos processos internos envolvendo o desenho de toda a cadeia de informação e treinamentos específicos para cada elo da cadeia de distribuição, havendo total aderência ao negócio do cliente.

Segundo o vice-presidente de Estratégia e Operações da empresa, Patrick von Schaaffhausen, um dos diferenciais que marca a logística desse tipo de produto é alcançar o menor lead time e realizar o total rastreamento das entregas, proporcionando visibilidade em todas as etapas percorridas pelo produto. Por isso, destaca, como resultado da distribuição de medicamentos realizada pela BX Logistics Healthcare às regiões Norte e Nordeste do país, a empresa registrou uma melhoria nos prazos de entregas que passaram a ser de até 48 horas mesmo partindo de Vitória e de Goiânia, origens com menor disponibilidade de voos. Antes, revela, a operação levava cerca de 72 horas.

“Produtos de alto valor agregado exigem expertise em logística e em manuseio e isso encontramos na BX Logistics Healthcare, que garante a integridade dos nossos produtos com elevado nível de serviço e pontualidade necessária para que os pacientes sejam atendidos até mesmo dentro de uma sala de cirurgia”, pontua Schaaffhausen.

O executivo completa dizendo que é muito importante ter expertise no processo em cadeia do frio para manuseio dos medicamentos de alta complexidade, pois disso depende a conservação e integridade do produto para consumo pelo paciente. “A escolha da BX Logistics Healthcare foi criteriosa e obedeceu a padrões como licenças sanitárias, gestão da qualidade e de processos, além da estrutura operacional adequada para suportar a operação de alta complexidade de produtos de alto valor agregado.”