Segunda-feira, 2 de setembro de 2019 - 11h46
JDA lança o Luminate Control Tower
Solução é a única no mercado que permite o input de informações externas até mesmo de mídias sociais

A JDA Software lançou no mercado o Luminate Control Tower, solução que permite que as empresas tenham visibilidade em tempo real de todas as informações da cadeia de suprimentos, de ponta a ponta.

Com a utilização do sistema, disponibilizado na modalidade software as a service (SaaS), é possível tomar medidas corretivas antes mesmo que problemas ocorram. O Luminate Control Tower permite, por exemplo, detectar eventos inesperados, identificar o impacto de interrupções e prever mudanças de demanda.

A solução funciona por meio da integração de tecnologias de ponta, como internet of things (IoT), inteligência artificial, analytics avançado e machine learning. Além disso, a torre de controle da JDA é a única no mercado que permite o input de sinais digitais internos e externos do ecossistema digital, incluindo distribuidores, fornecedores e parceiros, e até mesmo de mídias sociais, notícias, eventos e clima.

Ao capturar e analisar feeds de dados, a partir da digital edge, as empresas obtêm uma maior compreensão do sentimento do consumidor, das condições de fornecimento, das percepções da demanda e de qualquer correlação com flutuações do consumo. Esses recursos permitem que os profissionais de planejamento do supply chain possam prever o tempo estimado de chegada (ETA) para entregas com base em atualizações em tempo real sobre clima, tráfego, congestionamento, entre outros, além de identificar posições precisas do inventário.

“As empresas podem armazenar na nuvem as informações dos principais sistemas de planejamento dos seus recursos empresariais, da demanda, da produção, do gerenciamento dos centros de distribuição e, em geral, de toda a cadeia de suprimentos nesta solução SaaS da JDA, o que permite automatizar a cadeia de suprimentos, prevendo interrupções ao longo dela, planejando e facilitando as respostas em caso de eventos”, explica Koushik Balasubramanian, executivo de Soluções da JDA Software.

Com base no Microsoft Azure, a solução da JDA fornece recursos para alimentar o centro de controle de crise das cadeias de suprimento globais: visibilidade em tempo real, por meio do ecossistema digital dos parceiros, em uma plataforma colaborativa, conectada e com recomendações prescritivas, apoia o planejamento de cenários mais inteligentes, com respostas mais lucrativas, leva a um melhor serviço, aumenta a receita e baixa o custo do serviço. O Luminate Control Tower ainda realiza várias análises de hipóteses para diferentes opções de resolução e, em seguida, recomenda ou executa cursos de ação ideais que equilibram as demandas de curto prazo com as metas estratégicas de longo prazo.

“Com o JDA Luminate Control Tower, as empresas podem reduzir seus custos de remessa em até 30%, obtendo visibilidade em tempo real sobre os níveis de estoque, aumentar em até 60% a eficiência do seu planejamento, sendo capazes de ver as informações dos fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e clientes em tempo real, reduzir em até 10% o investimento em estoque e ainda gerar recomendações que minimizam riscos, gerando muitas oportunidades”, afirma Samuel Baccin, diretor de Alianças no Brasil da JDA Software.

Ao identificar um problema, o software avisa em tempo real a empresa e todas as assinaturas envolvidas no evento e em seu impacto potencial, por notificação no celular ou por e-mail. “É criada uma comunidade, um ecossistema, para que todos os envolvidos possam tomar decisões juntos e colaborativamente”, explica Balasubramanian. As notificações também podem ser personalizadas de acordo com as necessidades e os destinatários.

O Luminate Control Tower possui ainda uma opção que automatiza a tomada de decisões: quando o sistema detecta um problema, ele o corrige de forma autônoma. Ele é capaz, por exemplo, de identificar quando um contêiner chegará depois do esperado e corrigir automaticamente a demanda. “Aqui na JDA Brasil contamos com o apoio do nosso ecossistema de parceiros, tão comprometido quanto nós, no desenvolvimento das estratégias e na implantação das soluções dos nossos clientes para entregarmos juntos uma cadeia de suprimentos autônoma”, conclui Baccin.