Quarta-feira, 4 de setembro de 2019 - 15h14
Caoa anuncia compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo
Empresa dará continuidade à fabricação de caminhões na planta

O Grupo Caoa, distribuidor das marcas Ford, Subaru, Hyundai e Chery no Brasil, vai adquirir a fábrica da Ford localizada no município de São Bernardo do Campo. No mês de fevereiro, a montadora anunciou que encerraria as operações da unidade ao longo deste ano de 2019.

O anúncio incluía também o encerramento da atuação da Ford no segmento de caminhões na América do Sul. Com a compra da fábrica, a Caoa garante a continuidade da produção de caminhões e, depois de um período de análise, decidirá quais veículos de passeio serão produzidos na planta.

“O objetivo é tornar a fábrica viável, lucrativa e produtiva. E que ela crie empregos, que crie riquezas para o país e que traga muitas alegrias para todos em São Bernardo e no Brasil”, afirmou Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente do Grupo Caoa, que já atua como distribuidor Ford há mais de 40 anos.

A aquisição foi divulgada em uma entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo, que contou com a presença do presidente do Grupo Caoa, do presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, e do governador do estado de São Paulo, João Doria.

“O governo assumiu o papel de buscar um potencial comprador para essa fábrica. Buscamos uma solução que permitisse a preservação dos empregos dos metalúrgicos e prestadores de serviço na unidade de São Bernardo do Campo”, afirmou Doria. Com o acordo, a Caoa manterá, em um primeiro momento, os cerca de 850 empregos ligados à fábrica.

A operação será realizada em duas etapas: a primeira irá durar de 35 a 45 dias e é conhecida como due diligence, termo que se refere ao processo de análise das informações sobre a empresa à venda. Com os resultados obtidos nessa etapa, a compra da fábrica da Ford pelo Grupo Caoa poderá ser oficializada.