Segunda-feira, 16 de setembro de 2019 - 11h29
Combilift entrega empilhadeiras articuladas com garfos telescópicos à Ourolux
Equipamentos são empregados no CD da distribuidora de produtos para iluminação em Navegantes

A Combilift forneceu duas empilhadeiras articuladas modelo C20 WHE com garfos telescópicos a fim de equipar o novo centro de distribuição da distribuidora de produtos para iluminação Ourolux, localizado em Navegantes (SC). A estrutura conta com 9.600 m² e atende prioritariamente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Em sua concepção, o espaço deveria proporcionar máxima capacidade de estocagem. Com esse conceito em vista, a escolha das empilhadeiras articuladas com garfos telescópicos permite a estocagem de cargas paletizadas em dupla profundidade.

Divulgação

As empilhadeiras articuladas elétricas empregadas na Ourolux têm capacidade para 2 mil kg de carga, trafegam em corredores de 2,20 metros e alcançam 12 m de altura, podendo chegar a 16 m. Elas operam exclusivamente dentro do CD, mas, por serem dotadas de pneus superelásticos, podem trafegar em ambientes externos também. As torres triplex são fabricadas e montadas no Brasil e os garfos, que chegam a 1.200 milímetros de comprimento e curso de 1.500 mm, estão equipados com câmeras para prover melhor visualização da carga.

De acordo com o gerente de Suprimentos da Ourolux, Ademir Silva, as empilhadeiras articuladas oferecem robustez, fácil manobrabilidade e operação com cargas de diferentes formas, sendo um diferencial em seu projeto a cabine que fica estática enquanto o conjunto da torre vira para os lados ou faz o processo de elevação da carga, com apoio das câmeras monitorando o palete quando ele é retirado ou colocado em alturas elevadas. A robustez do equipamento também é destacada pelo profissional.

“Nossa operação é recente e ainda não estamos 100%, porém já alcançamos o principal ganho quando projetamos o layout do CD utilizando empilhadeiras articuladas com garfos telescópicos: conseguimos 7 mil posições-palete contra 5 mil posições se utilizássemos outro tipo de empilhadeira”, afirma Silva. Ele destaca, ainda, a qualidade do material que compõe a estrutura das empilhadeiras e a tecnologia embutida nas máquinas, que permite total controle da operação por meio de parametrizações das funções.

“Outro CD da Ourolux, localizado em Guarulhos (SP), já tem um projeto de expansão em andamento. Nossos estudos mostram que as empilhadeiras articuladas Combilift proporcionarão um ganho de 30% no número de posições-palete, atendendo às nossas expectativas em um novo investimento em breve. Essas decisões estratégicas foram exaustivamente discutidas para que o retorno do investimento ocorresse no menor prazo possível”, resume o gerente.