Segunda-feira, 23 de setembro de 2019 - 12h40
Mercedes-Benz promete o caminhão mais conectado do mercado com o Novo Actros
Montadora aposta nas inovações tecnológicas com um veículo totalmente inserido na era digital

A Mercedes-Benz apresenta o Novo Actros, que segundo a própria montadora, vai estabelecer um novo padrão tecnológico no Brasil, como o primeiro caminhão extrapesado digital do mercado nacional. Além de tecnologia e inteligência, a fabricante promete mais segurança, economia, conforto e robustez.

A cabine do Novo Actros, totalmente renovada e desenvolvida localmente para atender às características do mercado brasileiro, apresenta design mais aerodinâmico, contribuindo para a redução no consumo de combustível. Com mais conforto e ergonomia, o espaço interno para o motorista e o acompanhante foram ampliados, bem como a altura da cabine, que chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação. Outras novidades incluem a nova cama, 10 cm mais larga, ar condicionado automático digital semelhante ao de um automóvel e ar condicionado noturno, sistema de aquecimento estacionário, partida por botão e nova geladeira opcional.

Divulgação

O painel do caminhão foi substituído por duas telas totalmente digitais e interativas, uma exclusividade da Mercedes-Benz no país. A maioria das funções pode ser controlada confortavelmente a partir dessas telas, por meio de botões, pelo volante e pelo touch screen, reforçando o conceito tecnológico do Novo Actros, além de refletir a realidade do motorista totalmente conectado. O veículo apresenta ainda espelhamento de celular e recarga do aparelho por indução.

As tecnologias voltadas à segurança incluem a mais nova geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas juntam-se os já disponíveis Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem. “O Novo Actros será o único caminhão de série no mercado brasileiro que freia sozinho”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina. “Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que estarão presentes no caminhão autônomo do futuro.”

O Novo Actros vem equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460, que ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv. Juntando-se ao consagrado motor de 510 cv, o OM 460 assegura ótima performance e baixa manutenção, oferecendo mais alternativas para que os clientes escolham a faixa de potência que melhor atenda suas demandas operacionais com economia no consumo.

Até 400 kg mais leve em comparação com o modelo anterior, a nova linha do Actros ganha uma nova configuração: os cavalos mecânicos 2045 4x2, que se somam aos 2548 6x2 e 2648 6x4. Além desses modelos, o cliente terá também a opção do consagrado Actros 2651 6x4. Com isso, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-contêiner e outras aplicações.

O Novo Actros promete até 12% de redução no consumo e maior intervalo de manutenção preventiva. Dentre as tecnologias voltadas à economia destaca-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível, e o exclusivo Predictive Powertrain Control (PPC), piloto automático preditivo que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma mais adequada e econômica.

Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o caminhão leva a montadora a um novo patamar de serviços e conectividade. O portfólio de soluções que chega ao mercado juntamente com o lançamento inclui o Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos como o Liga nas Estradas, que avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir, o Jornada do Motorista, que realiza a gestão do dia a dia do condutor do veículo, e o Vehicle Lens, que faz um checklist online completo do veículo.

O Novo Actros traz a exclusiva suspensão metálica Global TufTrac, mais leve e mais robusta, que proporciona mais carga útil, além da maior disponibilidade do caminhão. Outra importante inovação de robustez é o Disconnected Liftable Tandem (DLT), suspensor do eixo trativo para caminhões 6x4. A grande novidade e diferencial de mercado é que essa solução estará disponível para o Actros com freio a tambor. Isso traz economia para o cliente, uma vez que o eixo suspenso não paga pedágio e economiza pneus quando o caminhão roda vazio.

O veículo também chega ao mercado com uma nova geração do eixo traseiro, o New Final Drive. Mais leve, ele resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida, além de um novo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo.

“A chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Schiemer. “Com o Novo Actros, garanto que vamos marcar a evolução do transporte rodoviário de cargas desse país, porque nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão. Transformamos o Actros em uma solução completa de transporte para os nossos clientes”, finaliza o executivo.