Terça-feira, 29 de outubro de 2019 - 10h55
Equipamentos de gestão de frotas, da Mix Telematics
Mix Vision e Rovi Mini chegam para ampliar a gama de produtos voltada à segurança de motoristas

A Mix Telematics amplia seu portfólio com o lançamento de novos equipamentos de gestão de frotas, cujo objetivo é aumentar a segurança dos motoristas, além de preservar o meio ambiente e reduzir o consumo de combustível.

O destaque fica por conta do Mix Vision, que são câmeras instaladas nas cabines e nas laterais dos veículos, que se integram à plataforma Mix Fleet Manager e computadores de bordo. Ao instalar o equipamento em caminhões, o gestor programa os eventos que precisam ser monitorados, como freadas bruscas, distrações e direção perigosa.

O funcionamento é simples. Quando acontece algum evento, o Mix Vision envia um vídeo iniciado segundos antes e que vai até depois do evento, assim o gestor consegue acessar as imagens e entender o que aconteceu. Uma freada brusca, por exemplo, pode ser interpretada de várias formas. Esse tipo de evento pode acontecer por causa de um veículo que entrou na frente do caminhão sem dar o sinal ou então pelo fato de um pedestre atravessar fora da faixa. Pode acontecer também de o motorista se distrair e passar em uma lombada.

Outra tecnologia desenvolvida pela Mix Telematics é o Rovi Mini, utilizado para dar retorno ao motorista sobre como ele está dirigindo. Durante a condução, ele emite alarmes de manutenção em tempo real, em forma de mensagens de voz e imagens para passar as mensagens necessárias ao condutor, o que garante mais segurança e eficiência.