Sexta-feira, 8 de novembro de 2019 - 11h19
BYD e Toyota criam empresa focada em veículos elétricos
Estabelecida na China, ela vai pesquisar e desenvolver soluções 100% elétricas

A BYD Company e a Toyota Motor Corporation assinaram um acordo para a criação de uma empresa focada em pesquisa e desenvolvimento de veículos 100% elétricos movidos a bateria. A ideia é que a nova empresa seja estabelecida na China em 2020 a partir da transferência de engenheiros e projetos atualmente desenvolvidos separadamente pelas equipes de pesquisas das duas companhias.

Segundo o vice-presidente sênior da BYD, Lian Yu-bo, o objetivo é combinar os pontos fortes da BYD no desenvolvimento e na competitividade no mercado de veículos 100% elétricos com a tecnologia de qualidade e a segurança da Toyota para fornecer os melhores produtos e atender a demanda do mercado o mais rápido possível.

Já o vice-presidente executivo da Toyota, Shigeki Terashi, ressalta que a meta é promover o uso generalizado de veículos elétricos. “Acreditamos que a BYD e a Toyota possam se tornar colegas de equipe, capazes de deixar de lado a competitividade em prol da colaboração. Esperamos avançar e expandir a partir dos esforços da nova empresa.”

Expertise

A BYD foi fundada em 1995 como uma empresa de baterias e se tornou uma fornecedora de soluções de energias limpas, fabricando não apenas veículos elétricos, mas outros produtos, como equipamentos de armazenamento de energia de grande porte. Em 2008, a empresa iniciou a venda de veículos elétricos e plug-in.

Desde que a Toyota lançou o Prius em 1997 a companhia já comercializou mais de 14 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo e trabalha para desenvolver ainda mais o setor, aumentando a produção e a venda de híbridos e de seus componentes principais.