Quinta-feira, 28 de novembro de 2019 - 12h45
UPS e HerdX aplicam blockchain à exportação de carne bovina
Operação inédita garante a qualidade da carga e fornece informações em tempo real

A UPS realizou, neste mês de novembro, a primeira entrega de carne bovina com verificação e rastreamento da origem ao destino por blockchain. A operação de exportação dos Estados Unidos para o Japão contou com a colaboração da empresa HerdX, que atua com soluções agroecológicas.

O objetivo é prover cada vez mais informações a respeito da carga, com a utilização de sofisticadas soluções de verificação e rastreabilidade. Para tanto, a UPS criou uma ferramenta de rastreamento customizada que se conecta à tecnologia de blockchain da HerdX, fornecendo atualizações em tempo real e dados ao longo de toda a jornada.

“A verificação blockchain para remessas aéreas internacionais é complexa e requer uma grande experiência em agenciamento de cargas e processos aduaneiros.  A acuracidade das informações tem implicações para as indústrias de alimentos e bebidas, varejo e restaurantes”, explica Romaine Seguin, presidente da UPS Global Freight Forwarding. “Estamos comprometidos em estender os altos padrões de garantia de qualidade e rastreabilidade da HerdX para todos os clientes que almejam o crescimento internacional no futuro.”

A carne bovina saiu de Kansas, nos Estados Unidos, via transporte aéreo na primeira semana de novembro. A carga foi embalada em caixas do serviço UPS Temperature True, uma solução de gestão térmica de cadeia fria da UPS. A embalagem contava com sensores que monitoravam e registravam a temperatura da remessa desde a origem até o destino. Os despachantes aduaneiros da UPS trabalharam com as agências reguladoras de saúde, alimentação e segurança nos Estados Unidos e no Japão para obter todas as certificações necessárias.

Os dados provenientes dos dispositivos de monitoramento foram enviados e integrados à plataforma de verificação blockchain da HerdX. O carregamento foi entregue para uma churrascaria em Tóquio, onde os convidados receberam cardápios com QR codes que traziam as informações detalhadas de toda a jornada. A partir de agora, todos os produtos HerdX embarcados internacionalmente usarão essa tecnologia.

A HerdX utiliza etiquetas inteligentes e dados para apoiar os pecuaristas, melhorar a saúde e o bem-estar dos animais e fornecer produtos alimentares seguros e rastreáveis aos varejistas e consumidores. “A UPS oferece serviços em mais de 220 países e territórios em todo o mundo. Nossa parceria logística internacional dá à HerdX um poder de escala sem precedentes, o que, por sua vez, oferece oportunidades incríveis de expansão de mercado para o pecuarista americano”, diz Ron Hicks fundador da companhia.