Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 - 10h54
Sulnorte aponta suas estratégias para os terminais de Porto Alegre e Santarém
Empresa de rebocadores aposta nos índices de crescimento de alguns setores da economia e nas obras de ampliação

A Sulnorte, empresa de rebocadores controlada pelo Grupo H. Dantas, anuncia que irá focar suas operações em dois portos, Porto Alegre e Santarém (PA), devido aos índices de crescimento que estes terminais vêm computando graças a setores da economia e obras de ampliação.

Segundo a companhia, a capital do estado do Rio Grande do Sul apresenta um grande potencial de crescimento no Polo Químico de Santa Clara, assim como no cais comercial. Já o porto do município paraense de Santarém está em obras de ampliação. De acordo com o projeto, o local passará a comportar navios maiores e terá maior capacidade de armazenamento.

De acordo com o assessor comercial da Sulnorte Manoel Ramos, em Porto Alegre a frota da empresa é composta por três rebocadores de três eixos, variando entre 20 toneladas e 32 t de tração estática – bollard pull.

Em Santarém, a companhia opera em regime de consórcio com parceiros operacionais, criando soluções e agregando valor aos negócios dos clientes. “Atendemos a demanda dos clientes da região demonstradas  naquele momento, oferecendo serviços de qualidade com preços competitivos”, afirma o , diretor-executivo da Sulnorte, Luiz Felipe Gouvêa.

Ainda de acordo com o executivo, a empresa tem observado obras importantes que destravam desafios logísticos, como a BR-163. “Acreditamos que a mudança geográfica na produção do agronegócio, como o Arco do Norte do Brasil, está gerando grandes desafios logísticos associados ao crescente fluxo de exportações. Nesse sentido, acreditamos que a região Norte desempenhará um papel importante no desenvolvimento de uma solução competitiva para essa nova fronteira e, portanto, representa uma área potencial de expansão para as operações da Sulnorte”, diz Gouvêa.

O porto da capital gaúcha está situado no Canal dos Navegantes e tem cais acostável com extensão de 8028 metros. A primeira porção do porto foi construída na década de 1850 e une o centro produtor regional com um dos maiores portos marítimos do Mercosul, o Porto de Rio Grande.

O Porto de Santarém é um porto fluvial de médio porte inaugurado em 11 de fevereiro de 1970 e que conta com uma área de 500 mil m². A estrutura está localizada à margem direita do Rio Tapajós, próximo à sua confluência com o Rio Amazonas.