Quinta-feira, 19 de dezembro de 2019 - 10h34
Grupo Wilson Sons obtém nível máximo em avaliação de segurança operacional
Pesquisa realizada pela DuPont aponta que a companhia alcançou uma cultura interdependente

O Grupo Wilson Sons, operador de logística portuária e marítima, anuncia que obteve o nível máximo na avaliação realizada pela consultoria em gestão de segurança DuPont sobre o grau de cultura de segurança. Segundo a companhia, das mais de mil empresas em todo o mundo que realizam a avaliação, apenas 50 alcançaram a maior classificação.

Essa é a terceira pesquisa sobre cultura de segurança realizada pela DuPont. A primeira ocorreu em 2011 e a segunda em 2016. Este ano, mais de 80% dos colaboradores responderam a um questionário de 24 perguntas sobre temas como atuação da liderança, estrutura para gestão de segurança, processos e ações.

O trabalho realizado pela consultoria mede a percepção da força de trabalho em relação às questões de segurança, comparando com a diminuição da taxa de acidentes com afastamento. Na avaliação realizada para a Wilson Sons, todas as empresas do grupo atingiram o nível interdependente, em que os colaboradores se preocupam tanto com sua segurança individual quanto com a das outras pessoas ao seu redor. Ao todo, são quatro escalas de classificação.

Para o CEO do Grupo Wilson Sons, Cézar Baião, com o empenho dos colaboradores a empresa alcançou uma cultura interdependente de segurança em todos os negócios. “É um comportamento de busca permanente pelo melhor, de disciplina e excelência na execução das nossas atividades do início ao fim. Mais do que isso, é cuidar e ser cuidado para que possamos continuar nosso trabalho e nossa vida de maneira plena”, destaca.

Com mais de 4 mil colaboradores, a Wilson Sons reduziu em 95% o índice de acidentes com afastamento nos últimos nove anos. Hoje a média de acidentes para cada 1 milhão de horas trabalhadas é de 0,38 (o equivalente a uma ocorrência a cada 2,5 meses), valor abaixo do índice de 0,50, referencial para desempenho de classe mundial, de acordo com a DuPont.

O gerente de Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Wilson Sons, João David, explica que desde 2011 a companhia vem realizando investimentos em segurança com o Programa WS+, que tem como premissa a mudança da cultura da empresa. “Os avanços têm sido significativos e hoje a aderência ao programa está acima de 90%”, revela.