Sexta-feira, 10 de janeiro de 2020 - 12h20
Tecon Rio Grande bate recorde de produtividade em 2019
Terminal movimentou 72 contêineres por um único guindaste no período de uma hora

O Tecon Rio Grande (RS), terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, registrou em dezembro do ano passado o melhor índice de produtividade do ano de 2019. Ao todo, foram movimentados 72 contêineres por um único guindaste Super Post Panamax Ship to Shore (STS) no período de uma hora. O resultado foi obtido durante operação do navio CMA CGM Rio Grande, da linha Bossa Nova.

Segundo informações do terminal, toda a operação durou 13 horas e 40 minutos e movimentou um total de 1.516 contêineres. O último recorde havia sido registrado no mês de maio, em operação com o navio CMA CGM Magdalena.

Divulgação

“A nossa produtividade melhora a cada ano. O Tecon Rio Grande se consolida como terminal de primeira linha no país, com tecnologia de ponta e excelência em segurança”, diz o diretor presidente do terminal, Paulo Bertinetti.

Atualmente, a média de produtividade do Tecon Rio Grande é de 92,72 movimentos por hora, crescimento de 89% nos últimos cinco anos. Para a empresa, entre os fatores que contribuíram para os índices positivos estão o treinamento constante da equipe, além dos investimentos em tecnologia, com a implantação do sistema Navis N4, e a compra de novos equipamentos.

O terminal conta hoje com nove STSs, capazes de operar em navios de até 24 contêineres de largura, e 22 Rubber Tyred Gantry (RTGs), guindastes móveis utilizados na movimentação dos contêineres no pátio, sendo oito elétricos, além de dois mobile cranes – guindaste com 100 toneladas de capacidade – e 56 tratores de pátio.