Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020 - 10h28
Inova VLI completa dois anos com seis projetos em fase de implantação
Nesse período, foram 12 Startup Days, relacionamento com mais de 500 startups e 30 projetos-pilotos realizados

O Inova VLI, programa de inovação da empresa desenvolvedora de soluções logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, completa dois anos realizando ações voltadas para a transformação do setor logístico brasileiro.

Desde 2017, o Inova VLI promoveu 12 Startup Days, processo em que a empresa apresenta alguns de seus principais desafios e uma equipe interna recebe os participantes, presencialmente, para ouvir as propostas de solução. Ao todo, mais de 500 startups já se relacionaram com a VLI e mais de 30 projetos-pilotos foram realizados.

A atuação do Inova VLI se dá em três frentes. A primeira é a visão de futuro, que consiste em manter o radar ligado e detectar as tendências tecnológicas que podem impactar o negócio. Já a inovação aberta tem foco na colaboração de startups e ecossistema de inovação para solucionar as principais demandas da empresa, enquanto o intraempreendedorismo apresenta como pilar o estímulo para que os profissionais da empresa  inovem.

Essas frentes de atuação já originaram alguns projetos, sendo que seis deles estão em fase de implementação. Dessa forma, a VLI acredita que fomenta soluções que podem auxiliar o setor logístico e ainda promover a autonomia, além de capacitar seus profissionais com metodologias, mindset e visão de novas formas de trabalhar.

O Inova VLI também estimula a interação com o ecossistema nacional de inovação por meio de acordos com espaços como o Cubo, em São Paulo, o Black Swan, em São Luís, o Open Maker 4.0, em Uberlândia (MG), e o Impact Hub e o PUCTec, ambos em Belo Horizonte. Segundo a VLI, é possível utilizar a capilaridade de sua operação para contribuir com o desenvolvimento dos ecossistemas regionais ao mesmo tempo em que mapeia tendências e oportunidades para o negócio.