Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020 - 10h33
Porto de Suape divulga novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento
PDZ traz atualização da poligonal baseada no planejamento de melhorias e investimentos portuários

A Autoridade Portuária do Porto de Suape (PE) publicou, após aprovação do Ministério da Infraestrutura, seu novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), instrumento de planejamento operacional compatibilizado com as políticas de desenvolvimento dos municípios da área de influência, do estado e da região do complexo industrial portuário.

Para atender à demanda de carga futura, o plano trouxe uma atualização da poligonal baseada no planejamento de melhorias e investimentos portuários, que resultou num novo zoneamento. As novas definições podem ser consultadas no site do porto.

O PDZ apresenta os resultados das análises realizadas para atender o crescimento projetado para o porto organizado no curto, médio e longo prazo. Abrange informações sobre aspectos físicos, operacionais e econômicos, incluindo a acessibilidade, tanto a aquaviária como a terrestre, equipamentos e instalações, além de aspectos ambientais e de segurança portuária. O objetivo geral é a promoção da modernização do porto e a integração com os demais modais de transporte.

Divulgação

No plano estão previstas as projeções de demanda, cálculos de capacidade e expansão com horizonte até 2035 e visão posterior. O instrumento estabelece ações e metas para expansão e otimização do uso de áreas e instalações do porto, com aderência ao Programa Nacional de Logística Portuária e ao Plano Mestre de Suape. As perspectivas de movimentação de carga levam em consideração fatores internos e externos, como o desenvolvimento gerado pelo atual momento econômico, resultado de novos negócios e novos terminais. Por isso, é flexível conforme as variáveis, podendo ser revisto sempre que necessário.

“Suape é um dos maiores polos de desenvolvimento do Brasil. O olhar para o futuro é permanente, planejando cenários e possíveis conjunturas em horizontes de um, cinco, dez e 30 anos. O novo PDZ é um instrumento importante porque direciona os investimentos, orienta sobre planos de expansão, modernização e melhorias na infraestrutura para aumentar a capacidade do porto”, explica o diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins.

O PDZ 2020 do Porto de Suape é resultado de um trabalho multidisciplinar, buscando sinergia entre as instalações portuárias, as infraestruturas, o meio ambiente e o meio urbano. O documento é uma revisão do PDZ anterior, aprovado em 2010 pelo Conselho da Autoridade Portuária e pode ser atualizado sempre que houver necessidade.