Quinta-feira, 19 de março de 2020 - 11h45
Daf Caminhões inicia testes com veículo híbrido na Holanda
CF Hybrid é 100% elétrico em áreas urbanas e utiliza tecnologia a diesel limpa fora da cidade

A Daf Caminhões anuncia que iniciou os testes de campo com o CF Hybrid, na Holanda, com o objetivo de adquirir experiência na utilização diária do veículo. A transportadora holandesa Peter Appel está utilizando dois desses caminhões para o abastecimento de supermercados no centro dos Países Baixos. O Daf CF Hybrid é 100% elétrico em áreas urbanas e utiliza tecnologia a diesel limpa fora da cidade.

Os caminhões Daf CF Hybrid Innovation estão equipados com o motor a diesel Paccar MX-11 de 10,8 litros (330 kW/450 cavalos), motor elétrico ZF (75 kW/100 cavalos, com potência de pico de 130 kW/175 cavalos) e uma caixa de velocidades ZF TraXon especial para grupos motopropulsores híbridos.

O motor elétrico recebe energia de uma bateria de 85 kWh, que recarrega quando o motor a diesel é utilizado. Durante o funcionamento a diesel, o elétrico funciona como um alternador e fornece energia à bateria. No futuro, também será possível carregar a bateria numa estação de carregamento rápido. Quando a bateria está totalmente carregada, o Daf CF Hybrid, dependendo do peso total do conjunto de caminhão e implemento, tem uma autonomia elétrica de 30 km a 50 km, o que é suficiente para entrar e sair de áreas urbanas. Já fora da cidade, o CF Hybrid é alimentado pelo motor a diesel Paccar MX-11.

Divulgação

A tecnologia híbrida proporciona poupança adicional no consumo de combustível, graças à gestão inteligente de energia. A energia gerada pelo freio motor, bem como o controle da velocidade em descidas, é utilizada pelo motor elétrico para suportar o motor a diesel. Isso é vantajoso, segundo a montadora, em termos de consumo de combustível e emissões de CO2.

“Em conjunto com o nosso cliente, Albert Heijn, estamos sempre à procura de formas de reduzir a nossa emissão de CO2”, afirma o gestor de frotas da Peter Appel Transport, Marcel Pater. Ainda de acordo com o executivo, embora os caminhões elétricos sejam ideais para a distribuição urbana, a tecnologia híbrida é preferível para rotas mais longas.

Para o diretor executivo de Desenvolvimento de Produtos da Daf Caminhões, Ron Borsboom, levando em consideração um futuro mais limpo, a companhia acredita que não existe apenas uma solução tecnológica para o amplo espectro de requisitos de transporte. “É por isso que estamos testando diferentes tecnologias. A opção totalmente elétrica é uma boa alternativa para a distribuição urbana e a tecnologia diesel limpa é excelente para distâncias mais longas, em parte devido aos novos tipos de combustível”, diz.

Borsboom completa dizendo que a montadora está analisando de perto a utilização de hidrogênio a longo prazo. “Com o teste de campo do CF Hybrid, queremos avaliar não só seu desempenho relativo à tecnologia elétrica e a diesel, mas também a adequação à utilização diária pelos nossos clientes”, pontua.