Terça-feira, 24 de março de 2020 - 14h46
Tópico apresenta galpão flexível com tecnologia de energia solar
O Tópico Solar é capaz de reduzir em até 100% o consumo de energia elétrica

A Tópico, empresa que atua no mercado de estruturas flexíveis para cobertura e armazenagem, apresenta o primeiro galpão sustentável com tecnologia de energia solar da América Latina. Chamada Tópico Solar, a solução é capaz de reduzir em até 100% o consumo de energia elétrica em galpões para armazenagem, dependendo do tamanho do sistema.

Placas captam os raios solares e os transformam em corrente elétrica, que é controlada e transferida para sistemas de baterias especialmente projetadas para isso. As baterias são conectadas a um sistema de proteção e distribuição que alimenta cargas. Todo o sistema de integração da placa ao galpão e o sistema de passagem de cabos são patenteados pela Tópico. A estimativa de vida útil das baterias é entre cinco e dez anos e as placas de captação dos raios solares podem durar até 20 anos.

“A maior vantagem está na independência energética, uma vez que o sistema pode prover energia a galpões desconectados da rede elétrica ou alimentados precariamente com geradores a diesel, que são caros”, explica Arthur Lavieri, CEO da Tópico. É possível, por exemplo, elaborar projetos de captação de energia de forma que as baterias sejam capazes de alimentar por 24 horas geração de iluminação, controle de acesso, alarme e câmeras de segurança de um galpão.

De acordo com a própria empresa, um segmento que pode ser amplamente beneficiado é o agronegócio. “Em períodos de plantio e colheita, os grandes players do setor precisam expandir a capacidade de armazenagem, muitas vezes em locais onde não há energia elétrica acessível. Com o Tópico Solar, esse obstáculo será superado e da forma mais sustentável possível”, frisa Lavieri.