Quarta-feira, 3 de junho de 2020 - 17h11
Foton amplia rede de concessionárias agregando ex-distribuidores Ford
Empresa passa a contar com um total de 45 unidades em 15 estados brasileiros

A Foton ampliou sua rede de concessionárias agregando diversas revendas que atendiam à marca Ford Caminhões no Brasil. A transição acontece com o apoio da Associação Brasileira dos Distribuidores Ford Caminhões (Abrafor), que está auxiliando nas negociações com os grupos econômicos.

Os novos contratos vêm sendo negociados desde o início de 2020 e até agora a Foton já recebeu 26 cartas de intenções. Essas cartas já resultaram em 15 contratos e em 29 novos pontos de vendas Foton pelo Brasil. Algumas localidades que eram atendidas pela Rede Ford agora passam a ser atendidas como Foton, nas principais capitais dos estados brasileiros. Com isso a cobertura está mais abrangente, com 45 concessionárias e planos de chegar a 60 no total até o início de 2021.

Para Ricardo Mendonça de Barros, diretor de Desenvolvimento da Rede Foton do Brasil, os revendedores Ford conhecem bem o mercado e sabem que há um extraordinário potencial para os produtos Foton no país, para toda a linha, já que a montadora chinesa possui um portfólio de produtos de última geração e muito abrangente. “Além disso, trata-se de uma rede madura, capitalizada, extremamente focada no pós-venda e na satisfação total dos clientes, que sabe trabalhar muito bem os produtos dos segmentos leves, médios, semipesados e pesados. Com certeza, isso fará com que a participação da Foton cresça no mercado”, prevê.

Eustáquio Sirolli, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Foton do Brasil, destaca que a linha Foton tem similaridade com o portfólio Ford, o que contribui com a migração. “Os veículos Foton possuem motores Cummins, usuais nos veículos da Ford, além de transmissões ZF, de conhecimento e uso abrangente no mercado nacional. Os equipamentos de diagnóstico já disponíveis na rede servem a ambas as marcas, facilitando as análises e seus reparos ou manutenções e resultando em muita sinergia na área de serviços”.

Com as novas parcerias em andamento, Barros prevê grande crescimento nas vendas da Foton neste ano em comparação com o ano passado, considerando indicativos como recuperação econômica, ampliação da rede com maior capilaridade e especialização no negócio com veículos comerciais. “Além de darmos um salto nas vendas, com uma rede mais robusta, vamos acelerar também no desenvolvimento de novos produtos, que serão escolhidos juntamente com a rede, com o intuito de trabalharmos cada vez mais em sinergia”, finaliza o executivo.