Quarta-feira, 1 de julho de 2020 - 11h39
Porto do Açu vence prêmio de sustentabilidade da IAPH
Único porto da América Latina selecionado na competição concorreu com projeto de contingência relacionado ao incidente de óleo na costa brasileira em 2019

O Porto do Açu (RJ) venceu o Prêmio Mundial de Sustentabilidade da International Association of Ports and Harbors (IAPH) e recebeu o reconhecimento pelo projeto inscrito na disputa em cerimônia virtual realizada no dia 24 de junho. A premiação reconhece portos que aprimoram e coordenam esforços de sustentabilidade em todo o mundo.

O Açu foi o único porto da América Latina a ter seu projeto selecionado junto a outros 45 que se candidataram ao prêmio, em seis categorias, dentro da iniciativa do Programa Mundial de Sustentabilidade de Portos. A votação começou em fevereiro deste ano e foi disponibilizada no site da IAPH para voto popular. Um júri qualificado e formado por nomes do setor marítimo reconhecidos internacionalmente também participou da escolha.

Concorrendo com alguns dos maiores portos do mundo, o Porto do Açu foi o vencedor na categoria Segurança e Proteção, com o Projeto de Preparação para Emergências. O plano preventivo, proativo e integrado teve como objetivo capacitar os diferentes terminais do Açu e agentes competentes para atuação em possíveis incidentes de grandes proporções envolvendo óleo, após um derramamento que se espalhou por praias do nordeste brasileiro, em agosto de 2019.

Com a possibilidade da chegada do material no litoral de São João da Barra (RJ), onde o empreendimento portuário está instalado, o Porto do Açu criou uma força-tarefa para gerenciar e responder ao incidente, assumindo papel de destaque na integração com a comunidade portuária, parceiros locais, municípios e estado, Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) e Marinha do Brasil. As ações incluíram a formação de um comitê de crise, monitoramento de dados oficiais, elaboração de relatórios diários, realização de treinamentos e exercícios simulados e monitoramentos in loco, incluindo linha de praia e aéreo com uso de drones.

“É uma honra vencer esse prêmio, principalmente nesta categoria que enfatiza os principais valores do Porto do Açu: segurança nas operações, colaboração entre parceiros e comprometimento com a sustentabilidade. Para nós, é um reconhecimento fantástico da capacidade do nosso porto, ainda jovem, de atuar preventivamente por meio de ações integradas, respondendo ativamente a situações de emergências e mitigando riscos para as pessoas, o meio ambiente e a comunidade portuária. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo e nos dá ainda mais motivação e energia para seguirmos adiante”, afirma José Firmo, CEO da Porto do Açu Operações.