Quinta-feira, 2 de julho de 2020 - 11h46
Pepsico adota tecnologia da Sunew e aplica energia solar na frota de distribuição
Dez veículos receberam filmes fotovoltaicos orgânicos com o objetivo de melhorar a gestão da recarga da bateria dos veículos e do seu sistema de iluminação

A Pepsico e a Sunew, empresa que produz tecnologia de energia solar, desenvolveram um projeto voltado para caminhões de distribuição, com a instalação de filmes fotovoltaicos orgânicos em dez veículos da frota de distribuição, em um projeto piloto que tem como meta melhorar a gestão da recarga da bateria dos veículos e do seu sistema de iluminação. O plano é expandir a solução de energia limpa para toda a frota da companhia.

Segundo o diretor sênior de Supply Chain da Pepsico Brasil, Eduardo Sacchi, a companhia tem o compromisso de tornar a sua cadeia logística mais sustentável, aliando o fornecimento de suprimentos aos consumidores ao desenvolvimento econômico e social. “Esse projeto, em conjunto com outras inciativas, como a inclusão de veículos movidos a gás natural veicular (GNV) e elétricos, visam contribuir para mitigar as nossas emissões de CO2 no meio ambiente, com meta global de redução de 20% até 2030”, afirma.

Já o CEO da Sunew, Tiago Alves, lembra que repensar a mobilidade de forma sustentável e amiga do meio ambiente tem se tornado cada vez mais necessário. “O pioneirismo da Pepsico ao investir na tecnologia mais limpa para sua frota de distribuição é um grande exemplo de inovação para construção de um futuro mais sustentável no Brasil e no mundo”, diz.

Somada à nova iniciativa, a Pepsico anunciou, no início de junho, a compra de 18 caminhões Scania movidos a GNV, ou gás biometano enquanto em março adquiriu caminhões elétricos de 8 toneladas para a distribuição dos produtos de sua divisão de salgadinhos a comércios de pequeno e médio portes.

Tecnologia

A energia solar gerada por filmes fotovoltaicos orgânicos já é aplicada em obras de arquitetura e em peças de mobiliário urbano. O negócio com a Pepsico endereça a Sunew ao mercado de mobilidade, com uso de energia em carros, ônibus, barcaças, vans e caminhões. O produto é um filme leve, flexível, semitransparente, resistente à torção e vibração e com alta capacidade de absorção de luz difusa.

A solução proposta consiste na instalação de um sistema de geração de energia solar composto por filmes Sunew Light, posicionados na parte superior externa do implemento e um controlador de carga que fará a gestão da recarga da bateria do caminhão e do sistema de iluminação. A instalação tem o objetivo de manter a carga da bateria em níveis operacionais, fornecendo energia para os sistemas de carga de stand by do caminhão, luzes internas do implemento e impressora fiscal.

O filme fotovoltaico orgânico garante que a bateria do caminhão esteja sempre em funcionamento, aumentando a disponibilidade do veículo, o que minimiza o risco de paradas não programadas e até mesmo a ociosidade de parte da frota que por descarga da bateria acaba não entrando em operação para distribuição dos produtos. Além disso, um prolongamento da vida útil da bateria é esperado, o que reduz custos e minimiza os impactos ambientais associados ao seu descarte.