Terça-feira, 7 de julho de 2020 - 11h50
Projeto da GreenYellow reduz em até 45% o consumo de energia em CD paulista
Projeto de eficiência energética implementado em empresa no interior do estado prevê economia de mais de 6 mil MWh no período de um ano

A GreenYellow, empresa que atua no mercado de energia solar e gestão energética, realizou um projeto no centro de distribuição de uma empresa responsável por redes de lojas varejistas, tanto físicas quanto online, que mede mais de 306 mil m², localizado no interior do estado de São Paulo.

O trabalho visando maior eficiência energética foi concluído no ano passado e incluiu ações como automação do sistema, retrofit na iluminação, adequação dos níveis de intensidade de iluminação, de acordo com a norma ISO 8995-1, bem como algumas alterações de layout. Foram instaladas, por exemplo, luminárias mais modernas e projetores de led no lugar dos existentes anteriormente, nos modelos de vapor metálico e fluorescente tubular.

“Substituímos 6.700 lâmpadas e 3.800 luminárias nesse processo, o que vai possibilitar uma economia de, aproximadamente, 6.500 Megawatt-hora (MWh) por ano, ou seja, 65% na carga de iluminação instalada e 45% no consumo total ao cliente. A GreenYellow investiu aproximadamente R$ 6 milhões no projeto”, conta Pierre-Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow no Brasil.

Uma das maiores preocupações do cliente era que as mudanças a serem realizadas pudessem afetar a dinâmica da operação, principalmente nos meses de outubro e novembro, por causa da intensificação do trabalho em virtude da Black Friday. “O processo de implementação do projeto durou de julho até meados de dezembro, conforme estava previsto. Por esse motivo, teve início nas áreas onde a rotina, alguns meses depois, seria mais afetada devido ao período mais agitado para a equipe. Tivemos o cuidado de causar o menor impacto possível nesse processo”, explica Morgue.

De origem francesa, a GreenYellow opera em oito países e possui um portfólio de eficiência energética com mais de 2 mil projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de mil deles no Brasil, onde opera desde 2013. Entre seus clientes estão empresas como Extra Supermercados, Lopes Supermercado, Minuto Pão de Açúcar, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Via Varejo e Leroy Merlin.