Sexta-feira, 10 de julho de 2020 - 9h25
Conexia amplia visibilidade de suas cargas com ferramenta da GKO
Confirma Fácil oferece total rastreabilidade dos materiais educacionais

A Conexia, empresa do Grupo Seb que atua no fornecimento de soluções para instituições de educação básica, que vão desde o uso da inteligência artificial até ferramentas para auxiliar professores e diretores no ensino e na gestão das escolas, implantou em suas operações a tecnologia Confirma Fácil, desenvolvida pela GKO Plus, unidade da GKO Informática que desenvolve soluções em nuvem para gestão logística.

Com isso, a empresa ampliou a visibilidade das entregas de materiais educacionais para escolas em todo o Brasil. A solução permite que todas as entregas em andamento sejam acompanhadas pela força de vendas da Conexia e por seus clientes em ambiente online. Atualmente, a empresa conta com três transportadoras para realizar suas entregas. De dezembro de 2019 até maio de 2020, a Conexia, expediu 2 mil notas fiscais.

A decisão pelo Confirma Fácil, conta Aline Freitas, coordenadora de Operações Logísticas da Conexia, foi guiada pela necessidade de formalizar e automatizar a etapa das entregas, eliminando as inseguranças quanto ao processo, provendo aos clientes maior independência e rastreabilidade dos produtos. Outra necessidade importante era acabar com os atrasos, que só eram conhecidos por meio das reclamações dos clientes.

“Conseguimos reduzir a 10% o contato de clientes com nosso serviço de atendimento para saber a localização de seus materiais. Antes, cerca de 75% dos clientes ligavam para a empresa para saber essa informação”, conta Aline. “Tudo pode ser acompanhado online, o que impactou positivamente na relação da nossa força de vendas com os clientes pela transparência, agilidade e maior segurança.”

Entre as necessidades adicionais que o Confirma Fácil atende na Conexia estão a geração de informações para tomada de decisão gerencial, estabelecimento de indicadores de desempenho com relação às entregas e proporcionar maior poder de ação durante uma ocorrência em andamento.

Com relação às transportadoras, as relações também passaram por transformações. “Ajustamos o lead time das entregas, refinamos o tempo de entrega, que agora é por cidade e não mais por região, e estamos disciplinando o serviço das transportadoras. Até agosto deste ano, esperamos que a integração do Confirma Fácil com o ERP da Conexia esteja finalizada e sua melhor parametrização sobre as ocorrências nas entregas e outros aspectos da operação vai permitir que possamos melhorar os contratos com as transportadoras”, enfatiza Aline.

Outro passo futuro, segundo ela, é tornar a rastreabilidade dos pedidos real time, para fortalecer a transparência nas relações com os clientes. “O Confirma Fácil já nos deu um salto qualitativo nas relações com os clientes e eliminou o estresse com operações manuais. Sua implantação foi simples, seu uso é intuitivo e nossa expectativa é que, com o amadurecimento do uso, vamos colher novos e expressivos resultados”, finaliza.