Segunda-feira, 3 de agosto de 2020 - 10h49
Via Technologies desenvolve ferramenta baseada em inteligência artificial
Via Mobile360 AI Forklift Safety Kit chega para prevenir acidentes em armazéns logísticos e reduzir perdas e danos na cadeia de suprimentos

A Via Technologies lança uma solução de inteligência artificial, a Via Mobile360 AI Forklift Safety Kit, que ajuda na prevenção de acidentes em armazéns logísticos e reduz perdas e danos na cadeia de suprimentos. Com visão em tempo real 360º e detecção de objetos dinâmica, a tecnologia é capaz de identificar possíveis ameaças e perigos à segurança dos operadores, assim como aproximação inesperada de outros maquinários ou operadores no perímetro, a tempo de tomar medidas preventivas.

A solução também inclui um sistema de monitoramento dos profissionais que operam as plataformas elevatórias, detectando sinais de fadiga ou de comportamento de risco, como distração e uso de celulares. Ao identificar uma possível ameaça, a inteligência artificial emite um alerta. Para prevenir o uso do maquinário por profissionais não autorizados, o sistema também comporta um modelo de reconhecimento facial.

O vice-presidente de Marketing da Via Technologies, Richard Brown, afirma que os armazéns e hubs da cadeia de suprimentos seguem aumentando a velocidade, a escala e o escopo de suas operações para atender à crescente demanda por entregas, então é imprescindível que as empresas atuem de forma proativa na segurança de seus profissionais, em suas rotinas atribuladas em um ambiente de alta pressão. “A inteligência artificial que desenvolvemos potencializa o combate a acidentes, agregando um sistema de monitoramento que mitiga ameaças potenciais e melhora o campo de visão dos operadores sobre seu entorno”, garante.

A Via Mobile360 AI Forklift Safety Kit abrange um conjunto de hardware, software, algoritmos de inteligência artificial, câmeras e opções de customização, conforme as necessidades das empresas. O kit é composto por um sistema embarcado Via Mobile360 M810, que suporta ampla faixa de temperatura de operação; quatro câmeras FOV-190º com sistema de vídeo Surround View System (SVS) e Dynamic Moving Object Detection (Dmod) frontal, para detecção de movimento de objetos; uma câmera FOV-60º com termômetro infravermelho para o sistema de monitoramento do operador, incluindo o módulo de reconhecimento facial Driver ID; alerta de velocidade com sistema CAN Bus; visor de alta resolução de sete polegadas; sensor opcional de uso de cinto de segurança; sensor opcional ultrassônico de proximidade com radar de curta distância; Via Mobile360 SDK com integração a sistema em nuvem; e Software VIA Mobile360 Calibration Tool para instalação.