Quinta-feira, 20 de agosto de 2020 - 11h02
Daf Caminhões apresenta novo XF ao mercado brasileiro
Veículo proporciona redução de até 14% no consumo de combustível em relação à versão anterior

A Daf Caminhões Brasil apresentou o novo Daf XF, veículo produzido na fábrica da montadora localizada em Ponta Grossa (PR), completamente remodelado para atender ao mercado local e que chega em setembro ao mercado. O modelo segue nas configurações de tração 6x4, 6x2 e 4x2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.

O caminhão vem equipado com o novo motor Paccar MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. Os clientes da marca terão opção de dois tipos de motorização: de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O novo Paccar MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.

O novo XF registra consumo até 14% menor que a versão anterior, fruto de um trabalho de engenharia liderado pelo Brasil com o suporte do Centro Tecnológico da companhia na Holanda. Foram quatro anos de desenvolvimento e testes, que resultaram em um modelo que, de acordo com a montadora, eleva o patamar do segmento de extrapesados no Brasil.

Divulgação

“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirma Jarno Broeze, diretor de Desenvolvimento de Produto da Daf Caminhões Brasil.

“Estabelecemos uma parceria de longo prazo com o Brasil, um mercado de grande potencial e estratégico para o nosso crescimento. Prova disso é que, independentemente do atual cenário, a empresa seguiu todos os seus planos e finalizou o aporte em seu principal lançamento no país, o novo XF, que alia robustez, conforto e tecnologia a um consumo de combustível até 14% menor em comparação à versão anterior”, completa Lance Walters, presidente da Daf Caminhões Brasil.

A transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo.

O freio motor Paccar MX ficou ainda mais potente, com 490 cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. O sistema também conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

Um grande diferencial do novo XF, segundo a própria Daf, é o conjunto tecnológico, concebido para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível. O Assistente de Performance do Condutor, por exemplo, é um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Dessa maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho. O Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático que, com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideais.

O caminhão também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e no atrito. O motorista também conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando quando a carga estiver abaixo do adequado.

Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possíveis perdas de estabilidade do veículo, evitando acidentes. Já o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

O novo XF possui duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última mais espaçosa e confortável, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o caminhão conta com design totalmente renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído.

O exterior ainda possui novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura uma iluminação sólida e eficiente, com opcional de lâmpadas em Led.

O para-choque de aço é uma característica de robustez do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.

No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.