Sexta-feira, 4 de setembro de 2020 - 8h35
MRS transporta café em contêineres por ferrovia para exportação
Carga foi de Varginha, no Sul de Minas, ao Porto do Rio de Janeiro em operação multimodal

No final de agosto, a companhia de logística ferroviária MRS finalizou uma operação de transporte de 216 toneladas de café para exportação. O processo multimodal inclui um trecho rodoviário, com a carga saindo de Varginha (MG), no Porto Seco Sul de Minas, com destino ao Porto do Rio de Janeiro.

O café ensacado foi transportado em dez contêineres de 20 pés em uma composição de carga geral, com cada contêiner carregando 21,6 toneladas. A primeira parte do transporte aconteceu pelo modal rodoviário, entre Varginha e Ribeirão Vermelho, também em Minas Gerais. Os contêineres foram embarcados na concessionária de transporte ferroviário da região, e seguiram até o Terminal Multimodal da Multitex em Volta Redonda (RJ), onde ocorre o transbordo para a linha ferroviária da MRS com destino ao Porto do Rio de Janeiro, de onde o café é exportado para o Estados Unidos e Europa.

“Por se tratar de uma carga com alto nível de cuidado no manuseio e um fluxo novo na ferrovia, de uma região onde a MRS não tem malha, no caso Varginha, o teste operacional registrou ótimo desempenho, cumprindo com a programação previamente acordada com o cliente”, comenta o gerente comercial da Carteira de Agrícolas da MRS, Marcelo Jesus.

“A parceria com os fornecedores de serviços multimodais nos terminais Multitex e Tora foi essencial para construirmos a solução, além do ótimo acompanhamento por parte da equipe MRS de operação de pátios e terminais do Rio, visto as exigências e particularidades do café. Todo o transporte ocorreu conforme planejado, e isso mostra o quanto temos capacidade de entrar nesse mercado do café”, analisa o coordenador de Logística da MRS, Allan Silveira.