Terça-feira, 13 de outubro de 2020 - 9h32
Transcota inicia testes e agrega veículo 100% elétrico à frota
Companhia já realiza movimentações com o emprego do modelo eT3, produzido pela BYD

A Transcota Logística e Transporte realizou, ainda em fase de testes, suas primeiras entregas sustentáveis com a utilização do furgão eT3 da BYD para uma mineradora brasileira. O primeiro percurso ligou a unidade da transportadora em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, à sede da mineradora localizada na cidade de Nova Lima. Já a segunda entrega percorreu a distância entre a unidade da Transcota na cidade Parauapebas (PA) e a sede da grande mineradora em Carajás (PA).

Passado o período de testes, o objetivo da transportadora é potencializar as suas operações de distribuição com o uso de veículos elétricos, a partir de suas unidades localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pará, e também em outras regiões do Brasil.

A Transcota integra um conjunto de empresas privadas que aderiram ao Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), que visa consolidar e aplicar conhecimentos para reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, e assim elevar o potencial de eficiência da logística e do transporte de carga no Brasil. Além da adoção do furgão 100% elétrico, a empresa também aplicou outras iniciativas, como um projeto piloto autossustentável em energia, com a neutralização de dióxido de carbono e o aproveitamento de água da chuva.

O engenheiro de produção e CEO da Transcota, Felipe Marçal Cota, diz que sem causar prejuízos ao meio ambiente, estes veículos são ainda financeiramente mais econômicos. “Com isso, as operações ficam menos dispendiosas, o que acaba viabilizando as suas aquisições. É importante lembrar que a sustentabilidade não implica essencialmente em aumento de gastos. Muito pelo contrário”, afirma.

Segundo o diretor de vendas da BYD Brasil, Henrique Antunes, a maior eficiência do motor, a condução leve e silenciosa, além da diminuição dos gastos com manutenções, são alguns dos benefícios que se aliam à emissão zero de CO2. “Estes benefícios juntos fazem um novo futuro do transporte logístico para o Brasil”, resume.

O Furgão BYD eT3 100% elétrico é o veículo de médio porte ideal. Com 300 quilômetros de autonomia, o furgão é aplicado em serviços de entregas e tem capacidade para transportar até 750 kg em cada movimentação.