Quinta-feira, 29 de outubro de 2020 - 10h29
Wilson Sons anuncia início das operações no Porto de Santarém
Companhia destina um rebocador com propulsão azimutal e tração estática de 45 toneladas

A Wilson Sons divulga que iniciará no próximo mês de novembro as operações no Porto de Santarém (PA). Parta isso, a companhia deslocará para o local um rebocador com propulsão azimutal e tração estática de 45 toneladas. O terminal no município paraense faz parte do eixo Arco Norte, corredor de exportação de commodities agrícolas, e a empresa passa a atuar para apoiar clientes que já possuem forte atuação nesse segmento.

Há mais de cinco anos, a Wilson Sons opera no estado do Pará, nos portos de Trombetas, Vila do Conde e Belém, com seis embarcações. O diretor executivo da divisão de Rebocadores, Marcio Castro, afirma que o Arco Norte apresenta grande potencial logístico portuário, principalmente, após a conclusão da BR-163, que liga o Sul ao Norte do país.

Os números reforçam o que diz o executivo. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), as instalações portuárias locais responderam por 31,4% do escoamento de milho e soja destinado à exportação no primeiro semestre de 2020, crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior, além de receberem importações de fertilizantes utilizados nessas lavouras.

A Wilson Sons opera em 25 localidades de Norte a Sul do país, cobrindo praticamente toda extensão de costa brasileira, com 80 rebocadores. A companhia conta também com a Central de Operações de Rebocadores (COR), que monitora as embarcações 24 horas por dia, 365 dias por ano. Possui ainda um Centro de Aperfeiçoamento Marítimo, composto por um simulador de manobras próprio, capaz de prever diferentes cenários operacionais e que é utilizado para treinar sistematicamente seu quadro de profissionais marítimos, gestores e equipes de apoio, além de contribuir em projetos de stakeholders da indústria.