Quarta-feira, 18 de novembro de 2020 - 10h27
DP World Santos e Suzano investem R$ 700 milhões e inauguram complexo de celulose no Porto de Santos
Estrutura conta com um armazém de 35 mil m², com capacidade estática para mais de 150 mil toneladas

A DP World Santos e a Suzano inauguraram oficialmente na última segunda-feira, 16 de novembro, o complexo de celulose instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Vale lembrar que o complexo iniciou as operações em abril e a celulose já responde por 15% do faturamento da DP World Santos. Ao todo, a unidade demandou investimentos de R$ 700 milhões.

Segundo as companhias, a estrutura é considerada uma das mais modernas do país e conta com um armazém de 35 mil m², com capacidade estática para mais de 150 mil toneladas da matéria-prima. Também integram as novas instalações um novo viaduto, destinado à interligação rodoviária entre as áreas do armazém e a área de cais do terminal, e a expansão do trecho de cais, que foi ampliado de 653 metros para 1.100 m, possibilitando ao terminal receber até quatro navios simultaneamente.

As empresas destacam, ainda, que todo o projeto foi pensado para conciliar eficiência com sustentabilidade, uma vez que 100% das cargas são recebidas por ferrovia, em uma pera ferroviária integrada às operações internas do armazém.

Outra novidade são as pontes rolantes, responsáveis pela movimentação de cargas à distância. Os operadores fazem o manuseio das máquinas por um joystick instalado dentro de centros de comando, a metros de distância do equipamento, proporcionando mais controle e segurança durante as operações.