Quinta-feira, 19 de novembro de 2020 - 10h16
Santos Brasil adquire carregadores para a movimentação de automóveis elétricos no TEV
Um equipamento, fixo, está instalado em um totem, enquanto o outro será acoplado em um veículo da companhia para carregar carros que percam carga no momento do desembarque

A Santos Brasil investiu na estrutura de seu Terminal de Veículos (TEV) para que a unidade esteja pronta  a receber e movimentar automóveis elétricos. Signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que mobiliza empresas para o avanço relacionado ao desenvolvimento sustentável, a empresa equipou o terminal com dois carregadores para carros elétricos.

Um deles é fixo e está instalado em um totem. Já o outro equipamento, móvel, será acoplado a um veículo da companhia para carregar automóveis que percam carga no momento do desembarque dos navios, evitando, assim, a necessidade de reboque. Ao todo, o terminal tem capacidade operacional para 300 mil carros por ano.

Divulgação

De acordo com o diretor Comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil, Wagner Toffoli, a sustentabilidade faz parte da agenda da empresa e nada mais lógico do preparar o terminal para receber com qualidade cada vez mais veículos elétricos, que não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde. “Estamos prontos para aumentar o número de equipamentos caso a demanda das montadoras cresça”, diz.

Já o diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil Danilo Ramos, reforça que o investimento permitirá às empresas de navegação, que operam atualmente na costa Leste da América do Sul, planejem e concentrem suas operações logísticas de transbordo de veículos elétricos no TEV a partir de agora.

O relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), estima que o número de veículos elétricos em uso em todo o planeta deve chegar a 10 milhões neste ano. A expectativa é de que a marca de 2,1 milhões de veículos elétricos vendidos em 2019 seja superada e que o segmento chegue a representar 3% do total do setor.