Sexta-feira, 20 de novembro de 2020 - 11h38
Grupo Rio Vermelho otimiza processos logísticos com adoção do WMS da onBlox
Companhia atacadista já reduziu os erros e o tempo de execução das atividades

O Grupo Rio Vermelho, empresa que atua no setor atacadista, do Brasil e que conta com 22 mil clientes em seis estados, revela que investiu a fim de otimizar seus processos logísticos para reduzir os erros e o tempo de execução das atividades. A ação também foi necessária diante da alta demanda e dinamicidade do dia a dia.

Para suportar a estratégia e o gerenciamento das atividades, a companhia anuncia que adotou o Warehouse Management System (WMS) da onBlox, empresa do Grupo Máxima que atende toda a cadeia de abastecimento brasileira e é responsável por automatizar e controlar os processos logísticos, da expedição à entrega.

A empresa afirma que a escolha se deu em razão da proposta diferenciada do onBlox, que disponibiliza uma plataforma para ser implementada em fases. Isso possibilitou que o Grupo Rio Vermelho adquirisse cada parte da solução de acordo com as suas necessidades.

O controller do Grupo Rio Vermelho, Luciano Teles, explica que além dessa vantagem, a solução WMS da onBlox é disponibilizada na nuvem, livrando a operação de manter uma infraestrutura interna dedicada para rodar o software.

Cenário

Antes da adoção do WMS, o atacadista realizava os processos logísticos manualmente. A separação dos produtos era feita sem automatização, com a emissão de um relatório impresso. Atualmente, isso é executado com celulares, otimizando toda a atividade com a funcionalidade de voice picking dentro da própria aplicação da onBlox, que executa a separação de mercadorias por comando de voz, permitindo maior ganho de tempo e redução de erros durante a etapa logística.

Outra mudança destacada promovida pela solução da onBlox envolve a entrada das mercadorias no centro de distribuição (CD). Sem um software logístico, a conferência dos produtos era realizada no momento da entrada no box. Com o WMS, isso já pode ser feito de maneira otimizada – os itens podem ser recebidos e armazenados na mesma etapa, o que permite rastrear o processo e evitar a divergências de produtos.

Divulgação

Por conta da facilidade atribuída à etapa de recebimento das mercadorias, que passou a realizar duas fases em um só momento, o Grupo Rio Vermelho informa que conseguiu, ainda, reduzir os gastos com papel. Além disso, outra mudança foi a redução da equipe de recebimento, sendo necessário apenas 50% de profissionais após os novos procedimentos, direcionando as pessoas para atividades mais estratégicas. Outro benefício anunciado está no ganho de confiabilidade e agilidade nos processos, que resultou no corte de cerca de 30% do tempo de execução das atividades.

Diferenciais

Teles, controller do Grupo Rio Vermelho, afirma que dentre os ganhos com a ferramenta um dos mais importantes está relacionado ao acesso dos dados. “Um gestor consegue enxergar a operação e os problemas em tempo real, além de obter indicadores de performance da equipe. A qualquer momento é possível saber como está o CD e sua ocupação, o que tem de ociosidade e quais produtos estão próximos do vencimento, por exemplo”, explica.

O executivo conta também que o propósito da onBlox é facilitar a logística das empresas, que é a etapa responsável pelos gastos mais elevados para uma companhia. Com as soluções implementadas em blocos, é possível adquirir a ferramenta a partir da necessidade individual de cada negócio.

O diretor executivo da onBlox, Fabrício Santos, completa dizendo que a adoção de um software logístico aprimora as estratégias, que se tornam mais assertivas, melhorando a produtividade da equipe, reduzindo custos e erros.