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DHL e Trackage desenvolvem solução mobile para gestão de pátio

Denominada Maestro, novidade possibilita reduzir em até 50% o tempo de espera dos motoristas para carga e descarga , além de dar mais visibilidade e controle às operações
Por Redação em 1 de fevereiro de 2021 às 12h50

A DHL Supply Chain fechou um acordo com a Trackage, que realiza otimização de processos logísticos baseado em rastreabilidade, para o desenvolvimento de uma solução mobile para a gestão de pátio – entrada e saída de caminhões – em centros de distribuição (CDs) de grande porte. Denominada Maestro, a solução, segundo a empresa, possibilita reduzir em até 50% o tempo de espera dos motoristas para carga e descarga, e dá mais visibilidade e controle às operações. Baseada em um aplicativo para celular utilizado pelos caminhoneiros, a iniciativa quase zerou o contato humano nestes processos.

A solução foi implantada no CD da Unilever em Pouso Alegre (MG). Com 87 mil m² de área, a instalação tem 135 docas, recebendo de 100 a 250 carregamentos por dia. Antes da nova abordagem, o ingresso de veículos para coleta e descarga envolvia várias etapas como a realização de cadastrado manual e contato humano. Com o Maestro, o motorista utiliza um aplicativo em seu smartphone, pelo qual faz, de forma autônoma, seu cadastro. A partir disso, a DHL Supply Chain tem a confirmação de chegada e de localização no pátio, gerindo, de forma remota e individualizada, todas as instruções de movimentação. O cliente também tem visibilidade de todo o processo, que inclui indicadores de desempenho em um dashboard especial e em tempo real.

“Este projeto extrai um valor muito grande de tecnologias no mercado a um custo viável. O impacto no dia a dia é muito grande, reduzindo o tempo de espera dos motoristas, aprimorando a segurança e dando mais eficiência à logística interna do CD. Permite uma gestão mais ativa destas atividades, pois temos visibilidade constante no dashboard. A iniciativa foi bem recebida pelas transportadoras parceiras também, tanto que algumas estão doando smartphones a motoristas que não possuem o aparelho. Já temos mais de 2.500 motoristas cadastrados”, explica o Evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain no Brasil, Lilio de Souza Rocha Neto.

Para o CEO da Trackage, Victor Hugo Moreira, este tipo de tecnologia aplicada em serviços é uma necessidade evidente para o setor. “As empresas têm uma necessidade latente de reduzir custos, otimizando seus processos logísticos com a utilização da tecnologia e dispositivos IoT, possibilitando uma visão e gestão estratégica de toda operação, com inteligência de dados e indicadores que possibilitem melhores tomadas de decisão.”

Aceleração

A DHL Supply Chain teve o primeiro contato com a Trackage na aceleradora e hub de inovação Weme, de Campinas. Em 2019, foi realizado um pitch com 20 startups para o desenvolvimento de soluções para o mercado logístico. Depois de duas rodadas de avaliação, a Trackage foi selecionada. A companhia teve acesso às operações da DHL Supply Chain e seguiu uma mentoria de negócios e logística para desenvolver uma solução para a gestão de pátios com base em conhecimento e tecnologia de monitoramento inteligente.

Lilio Neto ressalta que foi uma troca muito positiva e produtiva de ambos os lados. “Tivemos acesso ao vigor, agilidade e olhar inovador das startups e a Trackage teve acesso à experiência, conhecimento técnico e rede de contatos de uma multinacional”, diz. De acordo com o executivo, a estrutura de internet era um ponto crítico no projeto, porém a colaboração levou a uma melhor resolução para essa questão. O acordo da Trackage com uma operadora de internet, diz, possibilitou uma opção mais competitiva. Do outro lado, a DHL Supply Chain auxiliou a startup a formatar o mínimo produto viável, o contrato de prestação de serviços, além de sugerir alguns aspectos de marketing e operacionais.

“Esta parceria teve muito sucesso. Esperamos reduzir ainda mais o tempo de espera dos motoristas em Pouso Alegre e estudamos levar esta solução para mais sete centros de distribuição em todo o país”, pontua o Evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain.

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