Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021 - 9h51
Delivery Express+ chega ao mercado apostando nos itens de segurança
Veículo é equipado com sistema de controle de estabilidade, set de airbags, controle de tração e auxílio de partida em rampa

A Volkswagen Caminhões e Ônibus expande a família Delivery – veículos chassi-cabine com 3,5 toneladas – com o lançamento do Delivery Express+, que chega com uma configuração para adicionar segurança ao dia a dia na operação. De série, o utilitário traz um sistema de controle de estabilidade (ESC, da sigla em inglês).

A tecnologia evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle da direção. Em piso molhado é que ainda mais se percebe a diferença que esse sistema proporciona. Para garantir a eficiência nessas situações, o veículo passou por testes extremos, em pistas especiais de gelo e neve no norte dos Estados Unidos, e os resultados confirmam a segurança a bordo mesmo nesse tipo de condição extremamente adversa.

Há outros itens exclusivos. Desenvolvido pelos engenheiros da marca como o maior da América Latina, o set de airbags tanto para o motorista como para os passageiros entregou segurança a todos os ocupantes do Express+, em associação aos cintos de três pontas com pré-tensionadores. Não só a integridade dos ocupantes, representados por bonecos chamados como dummy, foi confirmada como também a facilidade de abertura de portas após a colisão, atendendo a todos os requisitos de normas internacionais.

O Delivery Express+ também passou por checagens em seu sistema de segurança a partir da simulação de uma colisão frontal.

“Com o e-commerce aquecido no último ano, o Express favoreceu empreendedores interessados em ter uma logística própria com a robustez de um caminhão e a facilidade de condução de um automóvel. O modelo já é um dos mais desejados da categoria e agora vamos agregar novas oportunidades e tecnologias de segurança para atrair os clientes com o Delivery Express+”, avalia o vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche.

Soluções

A inteligência embarcada do veículo faz com que esse sistema ESC trabalhe o tempo todo em conjunto com outras soluções, como os freios ABS e o novo controle de tração (ATC, da sigla em inglês) que passa a equipar o Express+. Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. A combinação dessas tecnologias diminui o risco de acidentes.

Outra novidade do modelo é o auxílio de partida em rampa mesmo com transmissão manual, acionado de maneira automática. Essa tecnologia mantém o veículo parado por até quatro segundos após a liberação do freio em ladeiras com inclinação superior a 5%, facilitando inclusive arrancadas nas subidas ou a ré em declives, pois evita rolagem em sentido contrário de marcha. Isso se traduz em conforto e segurança para o motorista, aliado ao aumento de vida útil da embreagem.

Divulgação

O Express+ está equipado ainda com o eixo traseiro Dana 267 e disponibiliza duas opções de entre-eixos – 3.000 milímetros ou 3.600 mm para atender às diferentes aplicações. Com isso, os clientes podem optar por plataformas de cargas de até 4,2 metros e, se desejarem, o Express+ sai implementado de fábrica com baú ou carga seca.

Vale lembra que o novo veículo pode ser dirigido apenas com carteira de habilitação B, a mesma para carros de passeio, e por seu rodado simples na traseira, paga pedágio de automóvel. O Express também pode circular mesmo em áreas de restrição para veículos maiores por ser classificado como comercial e sujeito apenas a rodízios municipais.