Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021 - 12h15
Grupo Vamos conclui IPO e anuncia nova marca de concessionárias
Recursos captados pela oferta serão direcionados para financiamento da frota; Fendt, que possui linha premium de máquinas para o agronegócio, foi agregada ao portfólio da companhia

O Grupo Vamos, companhia nacional que atua no mercado de locação de caminhões, máquinas e equipamentos, concluiu hoje sua oferta pública inicial (IPO) na B3. Hoje, a empresa tem mais de 15 mil veículos locados e conta com uma rede de concessionárias no país, com mais de 40 lojas próprias das marcas Transrio (Volkswagen Caminhões e ônibus), Valtra (máquinas e equipamentos agrícolas) e Komatsu (máquinas e equipamentos de linha amarela), além da rede de lojas Seminovos.

“O IPO marca um novo ciclo de crescimento, ainda mais promissor para o cliente e a companhia. Nossa missão é oferecer alternativas inovadoras para o desenvolvimento de modernização da frota brasileira de caminhões e ônibus”, afirma o CEO do Grupo Vamos, Gustavo Couto.

A Oferta foi feita nos termos da ICVM 476, sob a coordenação do BTG Pactual (Líder), da XP Investimentos, do Itaú BBA, do Bradesco BBI, do J.P. Morgan e da UBS BB. Os recursos captados pela oferta do Grupo Vamos serão direcionados para financiamento da frota para atividades de locação de caminhões, máquinas e equipamentos.

Com a realização de seu IPO, o Grupo Vamos passa a ser a 166ª empresa listada no Novo Mercado, segmento com os mais elevados padrões de governança corporativa.

Estratégias

A companhia informa, ainda, que adicionou ao seu portfólio de concessionárias a Fendt, marca alemã pertencente ao Grupo Agco e que se destaca por ser uma linha premium de máquinas para o agronegócio. A localização dessa iniciativa se dá na cidade de Rio Verde (GO). A nova loja oferecerá a linha completa de tratores, colheitadeiras e plantadeiras Fendt.

“Toda a conectividade embarcada permite ao produtor utilizar ferramentas de telemetria e gestão de resultados de sua lavoura em tempo real”, aponta diretor da Vamos Agro, Alexandre Maggioni.

Para Couto, CEO do Grupo Vamos, esse movimento reforça a crença do grupo no agronegócio brasileiro. “O agronegócio é uma potência no mercado brasileiro. O Brasil, cada vez mais, se torna uma referência para o agronegócio mundial. O agro não para. E a Vamos também não. Por isso é que a gente está muito feliz em trazer para a região e para o Brasil, a marca Fendt, uma marca referência em tecnologia, em agricultura de precisão, para aumentar ainda mais a eficiência e contribuir com o aumento da produtividade da agricultura brasileira.”

O diretor da Fendt América do Sul, José Henrique Galli, diz que o êxito obtido na estratégia de chegada e consolidação no Brasil habilitou a empresa a adiantar a fase de expansão da marca. “Com esta inauguração em Rio Verde, seremos capazes de proporcionar o máximo da experiência Fendt aos agricultores dessa região, tão importante para o agronegócio brasileiro, por meio dos nossos produtos e serviços excepcionais. Inovação e alta tecnologia são atributos que vão garantir a produtividade e a rentabilidade da agricultura nacional nos próximos anos, e é exatamente o que temos a oferecer”, conta.

O inicio da operação faz parte de um projeto de expansão que visa tornar o Grupo Vamos a maior rede de concessionária da Fendt na América Latina, representando a marca no estado de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais.

Com a chegada da Fendt, o Grupo Vamos passa a contar com um portfólio completo de equipamentos para atender ao produtor, que já inclui as linhas Valtra (máquinas e equipamentos agrícolas), Komatsu (distribuidor de máquinas e equipamentos de linha amarela) e Volkswagen Caminhões e Ônibus.