Terça-feira, 16 de fevereiro de 2021 - 10h24
Tópico lança linha de acessórios e cria comitê de sustentabilidade
Essentials disponibiliza 25 itens para atender a todos os tipos de estruturas lonadas, metálicas, tendas e coberturas; companhia também adota ações sustentáveis

A Tópico, empresa do fundo latino de private Equity Southern Cross Group, apresenta ao mercado a linha de acessórios Tópico Essentials. Com mais de 25 itens disponíveis para atender a todos os tipos de estruturas lonadas, metálicas, tendas e coberturas, de qualquer segmento econômico, a novidade chega ao mercado como uma solução para transformar galpões em espaços ainda mais funcionais e seguros.

Além de oferecer itens já disponibilizados no mercado, o catálogo também inclui soluções como portas automáticas, contêineres sanitário e escritório, e climatizadores para maior conforto térmico.

“O Essentials reúne todos os acessórios para que o cliente possa customizar o galpão e deixá-lo ainda mais robusto, de acordo com a necessidade da empresa ou do produto a ser armazenado. Analisamos as principais demandas de nossos clientes e implementamos esses novos facilitadores”, diz a Especialista de Projetos da Tópico, Fernanda Barati.

Linha

Composto por cinco pilares principais, Estrutura, Proteção e Segurança, Facilitadores, Conforto Térmico e Luminosidade, o Essentials é modulável para atender necessidades de diversos setores – agronegócio, alimentício, logístico, infraestrutura e serviços em geral.

Em Estrutura, por exemplo, o inventário oferece as características do projeto, como tipo de fechamento (em zinco ou lona com fechamento lateral e superior), fixação (estacas rotativas), rede de energia elétrica, e outros.

Já no quesito Proteção e Segurança, há sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), protetor de colunas para prevenção de impactos, estrutura auxiliar de combate a incêndio, vedação superior e linha de vida móvel para deslonar caminhões.

Para otimizar a operação e a circulação dentro do galpão, a linha da Facilitadores conta com diversos tipos de portas (padrão e automática) para melhorar a acessibilidade e incidência de luz e avancê para aumentar a área de cobertura da estrutura.

Já a linha Conforto Térmico tem o lançamento do sistema cycloar para renovar o ar e evitar umidade, lona dupla com filtro de duas camadas para evitar a radiação solar, lanternim para maior ventilação natural e forro térmico que reduz a entrada de raios UV.

Para completar a plataforma de serviços Tópico Essencials, o item Luminosidade tem iluminação Led nos galpões, permitindo baixo consumo de energia e lona com janelas sanet para aumentar a luminosidade e circulação de ar dentro da estrutura de lona.

“Sem dúvidas, o catálogo é uma revolução no segmento de galpões flexíveis e que promete otimizar e agilizar ainda mais as demandas internas dos clientes”, pontua Fernanda.

Sustentabilidade

Além dos novos serviços, a Tópico anuncia que criou um Comitê de Sustentabilidade e adotou o tripé do Environmental, Social and Corporate Governance) - referência mundial para que investidores e mercado financeiro possam avaliar a sustentabilidade do negócio ( ESG) para conduzir as análises de todas as etapas de produção e comercialização.

No quesito Environmental (ambiental) será analisada a redução dos impactos ambientais e o uso adequado dos recursos naturais disponíveis, enquanto a análise de Social envolverá a avaliação da relação da Tópico com colaboradores, fornecedores, terceirizados, clientes e a comunidade. Já no critério Corporate Governance (Governança) será avaliada a administração do negócio, assim como a transparência das ações.

“A Tópico é uma empresa que nasceu sustentável desde a concepção, já que o produto fabricado pode ser reutilizado diversas vezes, gerando zero resíduos. Fazendo um exercício estratégico, concluímos que muitas das nossas ações já estão conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o Comitê pretende organizar e aperfeiçoar a adesão ao tripé ESG”, explica a Head de Recursos Humanos e do Comitê da Tópico, Elaine Costa.

Dentre as ações programadas pelo Comitê e que englobam o ESG estão campanhas de engajamento dos colaboradores e da comunidade no entorno em relação às práticas sustentáveis, acompanhar e liderar a transformação de processos internos em procedimentos mais sustentáveis, estimular inovações nos negócios e operações e promover um ambiente interno de conscientização sobre sustentabilidade e inovação social.

Além disso, prevê assessorar os líderes da empresa em todos os aspectos relacionados à sustentabilidade, analisar e abordar assuntos que representem riscos ou tenham impacto direto nos resultados de longo prazo do negócio e no relacionamento com stakeholders, entre outras medidas.

“O comitê conta com a participação de representantes de todas as áreas da empresa, pois o objetivo é atuar na estruturação, organização, gerenciamento e promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de todos que se relacionam com a Tópico. Assim, protegemos e otimizamos recursos com soluções ágeis de infraestrutura, confiáveis e flexíveis”, esclarece Elaine.