Quinta-feira, 4 de março de 2021 - 9h53
Jungheinrich oferta tecnologias para melhorar ergonomia operacional
Soluções também proporcionam mais segurança e eficiência durante as atividades e redução nos custos de manutenção

A Jungheinrich, pensando em diminuir as lesões por atividades repetitivas nos operadores e doenças motivadas por fatores de riscos ergonômicos, desenvolveu tecnologias que podem ser instaladas como itens opcionais nos equipamentos e tem como meta minimizar o risco de acidentes e lesões envolvendo empilhadeiras.

O head de Treinamento da Jungheinrich para a América Latina, Lauro Carvalho, divulga que a empresa possui inúmeras soluções para garantir atuação mais ergonômica e confortável aos operadores, além de proporcionar segurança e eficiência durante as atividades e reduzir os custos de manutenção. “Oferecemos consultoria e treinamentos para ajudar os clientes na escolha do melhor equipamento na busca da redução a zero do número de acidentes.”

São diversos os recursos. O curveControl, item de série em todos os equipamentos, por exemplo, reduz automaticamente a velocidade da empilhadeira nas curvas, dependendo da carga e do ângulo de direção – quanto mais pesada a carga, mais lenta será a velocidade nas curvas.

Já o operationControl permite a medição em tempo real do peso e da altura do garfo e adverte visualmente o operador quando a capacidade de carga residual for excedida. O objetivo é evitar que a empilhadeira tombe e garante operações rápidas com maior segurança.

A Jungheinrich disponibiliza ainda o driveControl, acessório que ajusta automaticamente a velocidade da empilhadeira dependendo da altura de elevação dos garfos, visando garantir manobras mais estáveis durante os turnos de trabalho.

O portfólio da montadora também oferta o tiltControl. A aplicação estabelece que após um terço da capacidade de carga nominal ser alcançada, o mastro é ajustado para a posição vertical automaticamente para manter os produtos nivelados e seguros em todos os momentos.

Divulgação

Além disso, há o positionControl, que possibilita o ajuste da altura de destino personalizada para qualquer ambiente de armazém, resultando em viagens mais curtas e operações de elevação otimizadas, em um único comando, bem como tempo de ajuste reduzido entre as operações de empilhamento e maior disponibilidade, economizando tempo e energia. O liftnavigation é um sistema semiautomático de pré-seleção de altura de elevação para empilhadeiras retráteis. A rota de aproximação para o local de armazenamento certo é transmitida diretamente do WMS para o veículo. Quando o operador atinge a posição correta de armazenamento na frente da prateleira, o garfo é automaticamente levantado para o compartimento de armazenamento.

Alguns outros acessórios também contribuem para a ergonomia. O indicador de carga informa o condutor sobre o peso da carga atual, evitando a sobrecarga acidental da empilhadeira e aumenta a segurança durante o transporte de mercadorias dentro do armazém. Já o sensor do ângulo da barra de tração ajusta a velocidade da empilhadeira de acordo com o ângulo da barra de tração. Para facilitar o empilhamento das mercadorias, a empilhadeira reduz automaticamente sua sensibilidade com o movimento.

A empresa também desenvolveu os garfos laser. Usando um laser na posição dos garfos, o sistema mostra ao condutor a posição exata nos pallets, possibilitando operações de empilhamento e recuperação de mercadorias especialmente seguras e eficientes no armazém. Já a Câmera no garfo - Permite operações de empilhamento e recuperação de mercadorias particularmente seguras e eficientes. Ela é montada diretamente nas pontas do garfo e conectada com um monitor ergonomicamente ajustável dentro da cabine do condutor, protegendo não só as mercadorias, mas também as empilhadeiras e os equipamentos do armazém contra danos.

Completam a linha de acessórios da Jungheinrich pensando na ergonomia o liftControl, que gerencia a velocidade de elevação –  além de reduzir a velocidade de deslocamento, reduz automaticamente a velocidade de inclinação do mastro de elevação em alturas predefinidas – e o indicador de altura de elevação, que mostra a altura de elevação atual na tela da empilhadeira, permitindo que o condutor aumente o manuseio preciso das mercadorias ao pegá-las ou colocá-las em grandes alturas.