Quarta-feira, 31 de março de 2021 - 9h44
Qargo cresce 120% em 2020 e projeta expansão das soluções de entregas
Companhia apostas na otimização de recursos operacionais, tanto na ampliação da frota quanto na roteirização das entregas

A Qargo, que oferece serviços de transporte de cargas, revela que alcançou a marca de 120% de crescimento, em 2020 somente com recursos próprios. As verticais de serviços aumentaram e a empresa passou a oferecer transportes de longa distância nas modalidades expressa e cargas completas. Com a ampliação do leque de serviços, houve um crescimento dos atuais clientes, além de mais potência comercial na busca de negócios.

Para o diretor da Qargo, Iltenir Junior, um dos fatores que impulsionou desempenho da empresa foi capacidade de inovar. “Conseguir inovar em uma empresa mais tradicional, com dezenas de milhares de funcionários e dezenas de anos de operação, não é algo muito elementar. As rotinas e os processos internos não estão preparados para mudanças ágeis. E adaptar tudo isso de forma disruptiva e inovadora é o papel diferencial das startups”, diz.

Segundo o executivo, a empresa surgiu para oferecer entregas de última milha rápidas, rastreáveis e, principalmente, seguras e para superar momentos de crise, é fundamental não transformá-los em obstáculos. “Os problemas precisam ter a sua devida importância, mas o profissional deve seguir apoiando-se em quem pode contribuir, mantendo os seus planos e traçando alternativas de atingi-los. Além disso, é importante tirarmos bons aprendizados, sempre se preparando para situações inesperadas, de modo especial, nos ambientes que possam sofrer maior impacto”, pontua Junior.

Estratégias

O diretor ressaltar que a companhia passou a atuar de maneira híbrida, mas fez questão de agregar tecnologias que permitiram a otimização de recursos operacionais, tanto na expansão de frota, quanto na roteirização das entregas. Com isso, diz, ficou flexível para atendimento de novas demandas de maneira imediata, sem comprometer os volumes recorrentes.

Após os resultados obtidos em 2020, o diretor da Qargo tem como meta para este ano consolidar o uso de soluções tecnológicas por empresas, tanto para venda quanto para entrega de produtos. “Estimo um crescimento no número de empresas que migraram ou estão migrando suas vendas para o on-line, dentre elas a indústria, que sofreu um grande impacto no período de quarentena”, afirma Junior.

De acordo com ele, aparecerão alternativas de entrega, com o uso de plataformas de compartilhamento de veículos e de entregas colaborativas, cada vez mais adaptadas à demanda e às necessidades reais do cliente.

Com a redução de custos e melhoria na qualidade de serviço, na visão de Iltenir Junior, o mercado tende a receber cada vez mais soluções inovadoras e disruptivas, não apenas em relação ao produto final, mas também em toda a cadeia logística, desde a gestão de estoques, até a chegada do produto para o consumidor.