Quarta-feira, 28 de abril de 2021 - 11h40
Tópico Galpões investe R$ 2,5 milhões em treinamentos e equipamento
Dentre os investimentos está a adequação de máquinas seguindo a Norma Reguladora 12

A Tópico Galpões, que atua no mercado nacional de galpões lonados e conta com mais de 300 colaboradores, investiu R$ 2,5 milhões em equipamentos e treinamentos para todos os funcionários. Dentre os investimentos realizados estão a adequação de máquinas e equipamentos seguindo a Norma Reguladora 12, como instalação de dispositivos de segurança em prensas, serras e máquinas de soldar lonas, a capacitação de colaboradores, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e do Meio Ambiente (SIPATMA) e em Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).

“A Tópico tem muitos programas e investimentos em todas as áreas que norteiam a segurança, seja em treinamentos ou equipamentos. Absolutamente todos os colaboradores que entram na empresa recebem orientações sobre os riscos do trabalho e como evitá-los. Prevenção é a palavra-chave da segurança”, afirma o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), Douglas Capelli.

O executivo explica que a empresa tem programas de prevenção e fortalecimento da cultura em segurança, como o Observar, Pensar e Agir (OPA), que é o direito de recusa de tarefa, o Cuidado Ativo – programa no qual o colaborador cuida da segurança dele, do colega e permite que um terceiro o oriente para possíveis situações de riscos no ambiente de trabalho, entre outros. “A política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente é robusta, possui regras de ouro, norteia todas as nossas ações e reforça o compromisso com a proteção de cada colaborador", pontua Capelli.

Já o CEO da Tópico, Arthur Lavieri, ressalta que a segurança é o maior pilar da empresa. “Temos toda uma estrutura organizacional voltada para esse setor que, inclusive, conta com exclusivo Comitê de Segurança. Além disso, todas as equipes têm diálogo ativo sobre o tema e precisam realizar desde treinamentos presenciais até alguns online na Universidade Tópico - plataforma lançada no final do ano passado. Ou seja, nos certificamos de todas as maneiras que a saúde e proteção do colaborador estarão sempre preservadas”, pontua.