Segunda-feira, 10 de maio de 2021 - 10h16
M. Dias Branco troca toda a frota e adota apenas empilhadeiras elétricas
Empresa retirou da operação 216 equipamentos movidos a combustão ou dotados com bateria de chumbo-ácido

A M. Dias Branco, empresa de alimentos fabricante de massas e biscoitos, reforça sua estratégia com ações sustentáveis em toda a sua cadeia de produção com a troca das 216 empilhadeiras com baterias de chumbo-ácido e combustão. A partir de agora, 28 de suas unidades industriais e comerciais no Brasil só utilizarão empilhadeiras elétricas com bateria de lítio, que não contêm materiais perigosos, consideradas ecofriendly.

A gerente de Operações de Armazém e Projetos Logísticos da M. Dias Branco e responsável pela logística do projeto, Amelia Medeiros, destaca que as baterias de lítio ainda proporcionam maior eficiência energética. “Cada equipamento, com média de 10 mil horas de utilização, gera uma redução de 52% na emissão de CO2 em comparação às empilhadeiras à combustão.”

A executiva explica que o propósito deste novo projeto de sustentabilidade vai muito além de apenas o uso de novos acessórios. Segundo ela, há benefícios a toda a cadeia – para os colaboradores, redução de ruídos e ergonomia de trabalho, para a empresa, máquinas de melhor qualidade e produtividade, e para o meio ambiente, a não emissão de gases poluentes.

O processo de troca do parque por máquinas elétricas com bateria de lítio teve início no segundo trimestre de 2020 e terminou de ser totalmente implantado este ano. Agora, divulga a empresa, em média, em cada regional, são 500 colaboradores por mês que fazem uso desses equipamentos, considerando os três turnos.

Para a mudança, a M. Dias Branco buscou os principais fornecedores mundiais de movimentação interna, que atendessem aos requisitos de produtividade, menor impacto em meio ambiente e custo x benefício.