Terça-feira, 25 de maio de 2021 - 10h59
Grupo Traton recebe prêmio EFMD Excellence in Practice
Companhia foi reconhecida pelas ações nas áreas de Desenvolvimento de Liderança, Profissional, Talento e Organizacional

O Grupo Traton recebeu o prêmio EFMD Excellence in Practice (EiP) pelo desenvolvimento e a execução de seu programa de desenvolvimento de talentos. O prêmio global reconhece acordos cliente-fornecedor de destaque e impactantes nas áreas de Desenvolvimento de Liderança, Profissional, Talento e Organizacional.

O Grupo Traton foi reconhecido na categoria Gold por seu Programa de Excelência na Gestão, que se provou capaz de mudar o comportamento dos participantes e gerar resultados de negócios claros. O júri da EFMD apreciou o programa de Excelência na Gestão da Traton e o quão rápido ele se adaptou às novas circunstâncias acarretadas pela pandemia.

A Excelência na Gestão reúne todos os anos 20 participantes de todas as marcas do Grupo Trarton (Scania, Man, VWCO e Rio, além dos colaboradores da própria Traton) e de seu parceiro de aliança Navistar para adquirir e aplicar habilidades gerenciais essenciais e promover uma mentalidade empreendedora e disruptiva. Ela também oferece uma oportunidade única para trocas de empregos e acompanhamento de empregos com participantes de outras marcas e departamentos para aprender uns com os outros.

“Reunir talentos das diferentes marcas do Grupo Traton em programas comuns cria o espírito de fazer parte de algo maior. Isso motiva os participantes a alcançar a meta comum de transformar a indústria do transporte”, diz a coordenadora Emilene Straioto, da área de Qualificação e Desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Fernanda Simão.

Já a chefe de Gestão de Talentos da Trarton, Marianne Ekstedt, destaca a forte colaboração entre as marcas do e a rápida adaptação dos parceiros de aprendizagem ESMT e Mindset, que permitiram que os programas de desenvolvimento de talentos continuassem ocorrendo on-line desde o início do lockdown. A jornada de aprendizagem dos talentos teve que ser organizada remotamente.

“Mudamos as sessões de entrada com base em quanto nossos participantes podem apreender on-line em um determinado momento e nos certificamos de atribuir tarefas regularmente que poderiam ser aplicadas e testadas no trabalho diário dos participantes”, comenta. “Os Programas de Talentos do Grupo TRATON estão sendo desenvolvidos em conjunto por uma equipe entre marcas. Este prêmio pertence a todos os colegas da marca e a nossos parceiros de aprendizagem ESMT e Mindset por nossos esforços conjuntos”, explica Marianne.

A EFMD é uma organização global voltada para membros, sediada em Bruxelas, na Bélgica. Como rede global para desenvolvimento de gestão, a rede EFMD inclui mais de 900 organizações-membros. Ela atinge 30 mil profissionais de desenvolvimento de gestão da academia, negócios, serviço público e consultoria em mais de 90 países em todo o mundo.

A entidade é ainda um fórum para informação, pesquisa, networking e debate sobre inovação e práticas recomendadas para o desenvolvimento de gestão. Ela é também um organismo de acreditação para avaliação de qualidade e impacto em gestão com serviços de acreditação estabelecidos para escolas de negócios e programas de escolas de negócios, universidades corporativas e cursos online.