Quarta-feira, 26 de maio de 2021 - 10h33
Anfir e IQA fecham acordo para qualificar profissionais
Instituto fica responsável por ministrar as aulas on-line previstas no Programa de Qualidade e as inscrições serão feitas no site da associação

A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) e o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) assinaram um acordo para qualificar os colaboradores das empresas associadas à entidade. Desta maneira, o instituto fica responsável por ministrar as aulas on-line previstas no Programa de Qualidade e as inscrições serão feitas acessando o banner do curso no site da associação.

“O processo de formação e qualificação de pessoal deve prosseguir continuamente e a parceria com o IQA é ideal para isso”, diz o presidente da Anfir, José Carlos Spricigo.

Já o diretor-presidente em exercício do IQA, Claudio Moyses, afirma que a entidade tem como missão oferecer todo suporte para a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços da área automotiva. “Ficamos muito satisfeitos com esta parceria, que certamente trará muitos benefícios para os associados da Anfir e também para seus profissionais.”

O Programa de Qualidade desenvolvido pelo IQA terá início nos dias 2 e 3 junho com a aula sobre Método de Análise e Solução de Problemas (Masp), com duração de 16 horas. O objetivo será capacitar os participantes a resolver problemas simples e intermediários já existentes em suas organizações.

Nos dias 9 a 11 de junho o Programa apresenta a aula FMEA AIAG-VDA 1° Edição Análise de Modo e Efeitos Potenciais de Falha (conteúdo IQA) com carga horária de 24 horas. A meta é apresentar aos participantes a nova metodologia para execução do FMEA (Projeto, Processo e Sistema), conforme manual de FMEA AIAG VDA 1° edição.

A aula seguinte será  APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Projeto e Plano de Controle - 2ª edição“, com duração de 16 horas nos dias 16 e 17 de junho. O objetivo é propiciar aos participantes uma visão clara de como aplicar e gerenciar o desenvolvimento de produtos e processos, com base no APQP, além de prepara-los para a realização e o acompanhamento de auditorias no APQP e desenvolvimento de Planos de Controle (Protótipo, Pré-lançamento e Produção).

Já PPAP - Processo de Aprovação de Peça de Produção - 4ª edição é o tema da aula que será realizada nos dias 29 e 30 de junho. O curso tem duração de 16 horas e vai capacitar os participantes a elaborar a documentação PPAP, com ganho de tempo e confiabilidade. Na aula eles vão conhecer os requisitos e suas mudanças incorporadas na 3ª e 4ª. edições além de vivenciarem exemplos práticos através de trabalhos que deverão ser desenvolvidos em grupos durante o curso.

E por fim nos dias 16 e 17 de agosto, o tema será Controle Estatístico do Processo (CEP) - 2ª edição. Com duração de 16 horas a aula vai propiciar aos participantes uma visão abrangente da ferramenta como instrumento gerencial além de fornecer suporte para elaboração e interpretação corretas das cartas de controle bem como o entendimento dos conceitos do Manual de CEP na 2° edição.

Todos os treinamentos serão ministrados online. Mais informações e inscrições podem ser realizadas pelo banner dos treinamentos no site da Anfir.