Quarta-feira, 2 de junho de 2021 - 11h18
Maersk lança solução digital para otimizar suas cadeias de suprimentos
NeoNav é baseado em inteligência artificial é chega para gerenciar os estoques e reduzir os custos

A Maersk apresenta ao mercado o NeoNav, uma solução digital que usa inteligência artificial (IA) para ajudar as empresas a otimizar suas cadeias de suprimentos, reduzir custos e gerenciar melhor os estoques. Ao usar a IA, os principais produtores industriais, agrícolas e varejistas podem acompanhar transporte das cargas ao redor do planeta, em tempo real, o que permite tomar decisões e replanejar os processos em questão de segundos.

Segundo a empresa, as vantagens de utilizar o NeoNav também podem ser sentidas no faturamento das empresas, uma vez que podem aumentar a receita em 1%, reduzir o estoque de 5% a 30% e cortar custos de mercadorias vendidas em 2% por meio de melhorias na gestão da cadeia de suprimentos. Vale lembrar que para calcular estes índices o NeoNav leva em consideração fatores como tráfego, clima e até mesmo greves de mão de obra.

Para grandes companhias, a economia pode chegar a conta dos milhões, de acordo com clientes que já utilizam o serviço no exterior, que apresentaram uma redução de US$ 30 a US$ 40 por contêiner de TEU por ano. Também existem benefícios ambientais uma vez que o NeoNav contribui para uma redução de 50 kg de CO2 por contêiner TEU.

Segundo o presidente da Maersk para a Costa Leste da América do Sul, Julian Thomas, a logística tem um papel extremamente importante na sociedade e a pandemia enfatizou essa importância devido ao seu impacto, que modificou a demanda mundial de bens de consumo e serviços durante os bloqueios sanitários promovidos por muitos países.

Divulgação

“Para organizar esse movimento global maciço de mercadorias, você precisa de uma vantagem competitiva. Graças à eficiência da IA, grandes clientes brasileiros podem tomar decisões com base em informações geradas em tempo real, aprimorando suas cadeias de suprimentos à medida que os produtos são movidos de ponta a ponta. O NeoNav é uma inovação totalmente recente e vai fazer uma grande diferença no mercado", diz Thomas.

Cenário

A Maersk tem 6 mil funcionários de TI e sistemas para ajudar a impulsionar as vantagens competitivas da empresa em mercados como o do Brasil, usando tecnologia, aplicativos e outras plataformas digitais que fornecem visibilidade e organização para aprimorar o transporte de mercadorias em cadeias de suprimentos complexas em um momento desafiador.

“Mais do que nunca, os clientes precisam de confiabilidade e previsibilidade, o NeoNav oferece esse nível de transparência e visibilidade em tempo real”, explica o diretor Comercial da Maersk East Coast South America, Douglas Piagentini.

Ainda segundo o executivo, os dados entre armazenamento, remessa e demanda são normalmente sincronizados uma vez a cada trimestre. “Com o Maersk NeoNav, os dados são sincronizados quase que imediatamente. Isso representa uma grande vantagem para todos”, complementa o diretor Comercial.